Terça-feira, Novembro 26, 2024

HC Jales luta pelo credenciamento SUS há cinco anos

Date:

Desde que foi inaugurado, em julho de 2010, pelo então governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, o Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III Jales, mantido pela Fundação Pio XII, luta sem sucesso pelo credenciamento SUS para poder receber recursos do Governo Federal.

Quando esteve em Jales para a comemoração do aniversário de 5 anos da unidade no mês passado, o diretor geral do hospital, Henrique Prata, mostrou sua indignação e aproveitou seu discurso para fazer duras críticas ao governo com relação a dificuldade no credenciamento. “Toda essa estrutura que vocês estão vendo aqui está de portas abertas graças à misericórdia de Deus e a colaboração de voluntários e da população que entende a importância do Hospital de Câncer. Até hoje, e já fazem cinco anos que inauguramos a unidade de Jales, não fomos credenciados pelo governo, ação que nos permitiria receber recursos necessários para oferecer atendimento de primeiro mundo e humanizado aos pacientes que necessitam”.

Realmente, a unidade jalesense sobrevive graças ao voluntariado, às doações que recebe da população, promoção de eventos e shows. A instalação do hospital foi uma das maiores conquistas políticas e sociais de Jales nos últimos anos. Um projeto grandioso que custou R$ 22 milhões e oferece atendimento a pacientes de 92 cidades do Estado de São Paulo e 550 municípios dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Durante entrevista concedida na última semana à TV Tem, afiliada da Rede Globo, o gerente administrativo da unidade de Jales, Roger Mauro Dib, contou que o processo de solicitação de credenciamento teve início no final de 2010, quando toda a documentação necessária foi enviada para a DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Rio Preto. Em 2012 foram solicitadas algumas correções do projeto e executadas pelo HC. Após esse período, o hospital foi vistoriado pela Vigilância Sanitária e também executou ajustes de procedimentos no setor de Recursos Humanos (RH). “Portanto, desde 2013 estamos sem nenhuma pendência e fomos informados de que o processo de credenciamento já está no Ministério da Saúde e estamos aguardando a habilitação”, disse Roger.

A diretora técnica da DRS de Rio Preto, Cláudia Monteiro, confirmou que a documentação está no Ministério da Saúde desde o dia 17 de setembro de 2013, mas que até agora o credenciamento SUS não foi publicado no Diário Oficial.

Para atender cerca de 1.000 pacientes por dia, a unidade jalesense que tem 14.000 m²  conta com 312 funcionários e 32 médicos que atendem sete especialidades: Cabeça e Pescoço, Digestivo Alto, Digestivo Baixo, Ginecologia, Mastologia, Dermatologia e Urologia nos quatro pavilhões: Bruno e Marrone, Eunice e Zico Diniz, Governador Geraldo Alckmin e Grupo Petrópolis. A estrutura é divida em setores ambulatoriais, assistenciais e de apoio. Manter toda essa estrutura e oferecer atendimento de primeiro mundo, exames e medicamentos, custa à unidade de Jales cerca de R$ 3 milhões por mês. 

Dib ressaltou a bondade das pessoas que colaboram com instituição. “Temos que agradecer muito à bondade de Deus e a boa vontade das pessoas que colaboram e ajudam a nossa instituição. Como diz o slogan estampado em nossa campanha de arrecadação de moedas em latinhas: ‘Aceitamos amor em qualquer moeda’. Sabemos que a tabela SUS não é reajustada há algum tempo, mas nem isso a gente tem. Estamos ansiosos para conseguirmos esse credenciamento ainda este ano”, finalizou Roger.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Inauguração da INEJAL, um marco para a saúde de Jales e região

Na quarta-feira, dia 20, foi inaugurada a INEJAL –...

Rotary Club doa aparelho de Nasofibroscópio ao Hospital do Amor

A partir de agora o Hospital de Amor –...