Lorena Fernandes Contrella, de apenas 11 anos, venceu a primeira etapa da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa -fase municipal. Ela é a autora do poema “Jales, cidade da fé”, que teve o Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III Jales, A Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Jales (AVCC) e o Alojamento Amacor como fonte de inspiração.
Lorena emocionou com as belas palavras que descreveu a cidade. Ela lembrou que Jales é um lugar em que as pessoas vêm em busca de cura de uma das doenças mais complexas na vida do ser humano, o Câncer. “Muitas pessoas vêm em busca da cura através do Hospital de Câncer de Barretos e apoio por meio da AVCC”, lembrou.
Trecho do poema vencedor diz que: “no Hospital do Câncer, há pessoas doentes, que vêm com esperança, da vida seguir em frente. AVCC tem gente de fé, uma união de amigos, está lá para ajudar, quem precisa de abrigo. O projeto Amacor, é para pessoas debilitadas, que vêm de muito longe…Lá encontram amor e casa”.
A aluna citou o alojamento Amacor, um projeto do HC Jales que abriga temporariamente dezenas de pacientes de outras cidades e estados que não tem condições financeiras de pagar por estadia.
A presidente da AVCC, Cidinha Iglesias, ficou muito sensibilizada com as palavras da pequena Lorena. “Quando soube da poesia, fiquei muito feliz e orgulhosa por saber que nós fomos inspiração para escrita. E ainda, como elas [as crianças] já entendem quão importante é o trabalho realizado pela AVCC para com as pessoas que sofrem com o câncer”, afirmou.
Lorena é aluna da Escola Municipal Professora Iracema Pinheiro Candeo (Lola) e, para desenvolver o poema vencedor, contou com a orientação da professora Maria Helena Batista Ramos Modesto. A coordenadora Marilene Valério Soares, diretamente envolvida na organização das 15 oficinas de visita a pontos turísticos da cidade, que serviram de base para a elaboração dos poemas. “Foram realizadas várias etapas e oficinas para chegarmos ao produto final. Os alunos foram levados para conhecer vários pontos da cidade, conheceram de perto o projeto AMACOR e tiveram palestras com vários representantes desses projetos”.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Cada professor orientou seus alunos a escrever um texto sobre o tema “O lugar onde vivo”.
Poema:
Jales, cidade da fé
Jales é de São Paulo
onde fica o meu lar.
Jales com gente do bem,
onde pessoas vem se curar.
No hospital do Câncer,
há pessoas doentes
que vêm com esperança,
da vida seguir em frente.
AVCC tem gente de fé.
Uma união de amigos,
está lá para ajudar,
quem precisa de abrigo.
O projeto Amacor
é para pessoas debilitadas
que vêm de muito longe…
Lá encontram amor e casa.
Amigos vão pela estrada…
Cavalgada da solidariedade.
Montados em seus cavalos,
ajudam entidades.
Em Agosto, há romaria,
caminhada de alegria.
Fé a Senhora da Assunção,
que dá luz ao coração.
No Bosque Municipal,
tem o soldado Rondon,
protege a natureza
e toda a sua beleza.
Pelo viaduto de Jales,
carros passam sem parar…
No vai e vem dessa cidade
a fé não vai acabar.
Aqui a caixa d’água
é em forma de taça.
Parece até abençoar
quem em Jales vai chegar.
Jales, minha cidade
com coisas certas e defeitos,
mas com a fé dessa gente,
torna-se o lugar perfeito.
Lorena Fernandes Contrella (vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016 – fase municipal)