Quem passa pelo viaduto da ferrovia sob Avenida João Amadeu percebe mais alegria e cores nos muros espalhados pelo local. A arte do grafite foi apresentada por vinte grafiteiros de Jales e região que participaram no domingo, 30 de agosto, da I Intervenção Cultural de Grafite.
A ação foi realizada por integrantes do projeto Grafita Cultura-Grafita Jales, coordenada pelo educador Rangel Dutra e o grafiteiro Edilson Elias de Oliveira (Neinha), com apoio dos grafiteiros Willians Moreira (Zóio) e Bruno Jacomassi (Jacó). O evento contou com apoio da Prefeitura de Jales por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo.
Espaços públicos na avenida ganharam o colorido dos grafites através das expressões que representam a ideologia de cada artista. O projeto foi sucesso e está sendo muito elogiado pelos jalesenses. A Intervenção Cultural teve animação da Banda Jalesense Trilhos 337 e apresentações do Grupo Street Boys, da cidade de Fernandópolis e dos dançarinos Alan Ricardo e Alee da Silva, representando o grupo jalesense B. Boys New Style.
Segundo os organizadores, o projeto Grafita Cultura-Grafita tem como objetivo a valorização dos artistas grafiteiros de Jales e região, mudando a visão de que o grafite é vandalismo e pichação. “Grafite é cultura, além de estimular crianças e adolescentes a expressarem sua arte nos espaços públicos, em paredes. É uma arte de rua”, comentou Rangel Dutra.
O profissional destacou ainda a importância das parcerias para o sucesso da primeira edição do evento. “A Intervenção Cultural de Grafite só teve o sucesso alcançado em função do trabalho realizado em conjunto com todos os colaboradores e empresas parceiras. Faço um agradecimento em especial ao prefeito Pedro Callado e ao secretário de Esportes, Ademir Molina, pelo total apoio”, concluiu Rangel.