Um importante e concreto passo para a construção do viaduto sobre a linha férrea foi dado no final do mês passado. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a desapropriação de duas áreas no município de Jales para construção de um dos viadutos anunciados em 2019 e 2020. A concessionária foi autorizada a invocar o caráter de urgência no processo de desapropriação.
A Deliberação nº 153 foi publicada no Diário Oficial de União em 28 de abril e declara de Utilidade Pública para efeito de desapropriação e afetação para fins ferroviários duas áreas (de 2.167,89 m² e 1.893,99 m²) referentes ao viaduto ferroviário do quilômetro 373+035. O jornal apurou que a localização se refere à travessia do ponto que liga a Rua Dois (entroncamento com Avenida Jânio Quadros) e o Jardim Estados Unidos, nas proximidades da Rua Osvaldo Cruz.
Apesar de anunciado com grande publicidade pelo então prefeito Flávio Prandi Franco, não há informações sobre o segundo viaduto, que seria construído no Jardim Paraíso.
FERNANDÓPOLIS
A mesma deliberação da ANTT autoriza a Rumo Malha Paulista a desapropriar sete áreas em Fernandópolis para construção de dois viadutos nos quilômetros 339+930 e 342+460 da mesma ferrovia.
Naquela cidade, a construção dos dois viadutos foi ratificada pela Rumo em visita ao prefeito André Pessuto, que comemorou o fato pelas redes sociais.
“Um sonho antigo vai de fato se tornar realidade em Fernandópolis. Hoje, 06/05/21, a empresa Rumo protocolou na Prefeitura o projeto final para início das obras de 2 travessias da linha férrea (estrada do Coqueiro e rodovia para São João das Duas Pontes). Muitos acidentes com vítimas já ocorreram lá e quantos minutos motoristas ficam parados esperando o trem passar. Obrigado a toda diretoria da empresa Rumo por acreditar no progresso e desenvolvimento da nossa Fernandópolis. Há anos, olhamos o crescimento pós-rodovia Euclides da Cunha, e agora, veremos o crescimento pós-linha férrea”.