O vereador Gilberto Alexandre de Moraes(DEM), o Gilbertão, procurou o Ministério Público local, há cerca de 10 dias, para protocolar uma representação onde pede a instauração de um inquérito civil para apuração das responsabilidades da Prefeitura na atual situação da Avenida Tamboril, no Jardim do Bosque, que está sendo corroída por erosões em alguns pontos. Segundo o vereador, a municipalidade, apesar de alertada, não tomou medidas preventivas para evitar o problema.
“A gente sabe que uma solução definitiva é difícil a essa altura, mas a gente já vem alertando há bastante tempo e a Prefeitura só tentou medidas paliativas que pioraram as condições da rua. Agora vai começar o período chuvoso e o nosso temor é que a erosão, que já invadiu a rua, possa atingir algumas residências”, diz o vereador. Gilbertão esteve no local, na segunda-feira(14), a pedido de moradores. “Alguns moradores me ligaram porque estão muito preocupados. Eles me mostraram o poste da Elektro que foi engolido depois da chuva ocorrida na noite de quarta-feira(09). E olha que nem foi uma chuva tão forte”, emendou Gilbertão.
O vereador garantiu que tentou intermediar uma solução com a Prefeitura, antes de procurar o Ministério Público. “Na verdade, eu tentei falar com a administração municipal sobre os riscos que os moradores estão correndo, mas ninguém deu muita atenção. Então, estou recorrendo à promotoria”, disse Gilbertão. De seu lado, o secretário municipal de Obras, Manoel De Aro, disse ter conhecimento do problema no Jardim do Bosque e que a administração municipal estuda algumas medidas. Ele afirmou, no entanto, que essas medidas ainda deverão demorar alguns dias.
“O que acontece é que boa parte do mão-de-obra da Secretaria de Obras está trabalhando para cumprir um compromisso com o Ministério Público Federal, com relação às passagens de nível que cruzam os trilhos da ferrovia, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Nós estamos executando algumas melhorias nas passagens de nível, por conta de um acordo com o MPF, cujo prazo está no limite. Assim que terminarmos essa tarefa, iremos atacar as erosões do Jardim do Bosque”, explicou Manoel.