Dados estatísticos divulgados na terça-feira, 25, pela Secretaria Estadual de Segurança, mostram que, embora tenha caído o número de homicídios no primeiro semestre deste ano, a violência no estado aumentou com o crescimento de 25,15% nos casos de latrocínio (roubo seguido de morte). Foram 204 vítimas de latrocínio nos primeiros seis meses de 2017, contra 163 em igual período do ano passado. Boa parte desses assassinatos ocorreu na capital, São Paulo. Em Jales, onde foram contabilizados 33 roubos no primeiro semestre deste ano, não houve, felizmente, nenhum latrocínio.
O número de roubos (quando o ladrão leva bens de valor ameaçando a vítima) é um pouco superior aos 30 verificados no primeiro semestre de 2016 e mais que o dobro dos 16 roubos contabilizados nos primeiros seis meses de 2015. Se a quantidade de roubos em Jales aumentou um pouco – principalmente em função da onda de assaltos do início do ano, cujos autores já foram presos pela polícia – o número de furtos (quando o ladrão leva bens de valor sem estabelecer contato com a vítima) apresentou razoável queda, caindo de 294 no primeiro semestre do ano passado para 267 no primeiro semestre deste ano.
Pelo menos duas outras quedas importantes podem ser constatadas nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública relativas a Jales. O número de ocorrências de “porte de entorpecentes” caiu de 74 no primeiro semestre de 2016 para 62 no primeiro semestre deste ano, enquanto, no mesmo período, as ocorrências de “tráfico de entorpecentes” caíram de 38 para 33.
O trabalho das polícias civil e militar de Jales resultou, ainda, em 05 ocorrências de “apreensão de entorpecentes”, um crescimento de 66% em relação ao ano anterior. Outro crescimento razoável (48%) foi constatado no número de pessoas presas em flagrante. De janeiro a junho de 2016, a polícia jalesense prendeu 58 pessoas em flagrante. Em igual período deste ano, o número de presos em flagrante chegou a 86.
As estatísticas relativas a ocorrências com furto e roubo de veículos mostram que elas cresceram em Jales, em 2017. No primeiro semestre do ano passado, não foi registrado nenhum roubo de veículo, enquanto neste ano foram registrados 03. Já os furtos de veículos de veículos aumentaram, passando de 23 nos primeiros seis meses de 2016, para 28 no primeiro semestre deste ano. O número de veículos recuperados pela polícia também aumentou, passando de 15 para 18.
Um dos aspectos mais preocupantes das ocorrências registradas em Jales diz respeito ao número de estupros. No primeiro semestre deste ano, já foram registrados 12 estupros, o que significa um aumento de 100%, uma vez que, em 2016, foram registrados 06 casos de janeiro a junho. Dos 12 casos deste ano, pelo menos 9 foram classificados como estupro de vulnerável.