Jales agora faz parte dos 2.479 municípios, que através de seus gestores, assinaram o Termo de Adesão ao Programa Internet para Todos que planeja prover acesso à banda larga em locais sem conexão. O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, acompanhado dos vereadores Bismark Kuwakino, João Valeriano Zanetoni e Luiz Henrique Viotto, o Macetão, assinou a adesão no escritório do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), na capital paulista.
O Internet para Todos visa levar internet aos setores que ainda não possuem banda larga. O programa prevê a instalação de antenas nas localidades por empresas prestadoras de serviço de internet. A instalação ficará sob a responsabilidade da empresa de internet credenciada para a prestação de serviço e caberá à prefeitura garantir a segurança do terreno onde ela será instalada, assim como arcar com as despesas de energia elétrica consumida no local. Serão beneficiadas todas as escolas e unidades de saúde dos municípios. Esses locais passam a ter internet gratuita bancada pelo Governo Federal. Já as pessoas que residem no meio rural terão internet de forma subsidiada.
A Secretaria Municipal de Comunicação realizou, na segunda quinzena do mês de fevereiro, o cadastro das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e das escolas da cidade, fornecendo endereços e dados como a latitude e a longitude desses locais que pleiteiam o sinal de internet.
“É muito gratificante saber que, em tão pouco tempo, a partir dos encaminhamentos que foram realizados, Jales foi contemplada com a adesão ao programa”, disse o secretário de Comunicação da Prefeitura, Douglas Zílio.
Se contempladas com o Internet para Todos, as localidades passíveis de atendimento receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o equipamento tem vida útil de 18 anos.
O prefeito Flá e os vereadores foram recebidos pelo gerente regional do escritório do MCTIC em São Paulo, Nevoral Alves Bucheroni e pelo servidor responsável pelo programa Internet para Todos, Samuel Claudio.
“Esse é um programa que objetiva atender aos anseios de pessoas que vivem nas comunidades rurais, além de beneficiar escolas e unidades de saúde. Hoje a internet é uma ferramenta imprescindível e está presente na vida de todos. Agora estamos realizando as tramitações necessárias para implementar o programa em nossa cidade”, ressaltou o prefeito Flá.