Agora é realidade. Jales terá uma unidade do Ganha Tempo, uma instituição municipal, vinculada ao gabinete dos prefeitos, que além dos serviços municipais, também coloca à disposição do cidadão, mediante convênios e parcerias firmadas entre a Administração Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e outros órgãos de atendimento público, serviços de âmbito extramunicipal de entidades civis. O convênio que vai viabilizar a instalação foi assinado na tarde da terça-feira, dia 27 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), responsável pela viabilização dos R$ 300 mil que serão liberados, participou da assinatura que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin.
Em sua edição de 26 de março deste ano, A Tribuna publicou matéria de capa sobre o assunto, falando sobre todos os benefícios da instalação de um Ganha Tempo na cidade e relatando que o município possui, inclusive, local apropriado para abrigar a unidade da instituição. Segundo o prefeito Flávio Prandi Franco (DEM), o Flá, a reportagem chamou a atenção de autoridades e contribuiu para que o projeto se tornasse realidade.
Em março, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana (Trânsito) de Jales, Niltinho Suetugo, disse que o município poderia ganhar uma unidade do Ganha Tempo e que estudos estavam sendo realizados junto ao Detran-SP na tentativa de viabilizar a instalação. O secretário revelou ainda que um local para abrigar a unidade já havia sido cogitado e apresentado aos envolvidos no projeto, inclusive ao Detran: o Centro de Economia Solidária “Fioravante Boldrin”, na Avenida da Integração, próximo ao SAMU. O Ganha Tempo ficará na divisa de três bairros entre o Jardim América, Vila União e Jardim Trianon.
Niltinho Suetugo revelou ainda que pretende transferir para o Ganha Tempo o Dentran-SP, Procon, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Iamspe – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, unidade da Polícia Federal para emissão de passaportes, DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, Conselho Tutelar, entre outros. “Talvez possamos disponibilizar salas para o Departamento Municipal de Trânsito, para a CDHU e também para a Polícia Civil para emissão de documentos específicos”. O secretário afirmou ainda que a estimativa é de que a Prefeitura economize cerca de R$ 30 mil mensais com o pagamento de alugueis.
Para a deputada Analice Fernandes o Ganha Tempo é uma ótima iniciativa de gestão do prefeito Flá. “Melhorará para o cidadão, que poderá ter acesso a vários serviços em um mesmo local e para a prefeitura, que irá economizar”, avalia.
O prefeito Flá também comemorou. “O Ganha Tempo veio para mudar o conceito de eficiência e de qualidade no serviço público de Jales. Trata-se de um espaço que vamos oferecer vários serviços à população, com agilidade, alto grau de resolutividade e principalmente com qualidade, dando a nossa população o respeito que ela merece. Também vamos proporcionar uma economia aos cofres públicos, já que concentraremos vários serviços em um prédio só, diminuindo as despesas com aluguéis, entre outros. Diante de tudo isso, podemos afirmar, que o Ganha Tempo é um importante avanço para a administração pública do nosso município e um ganho para nossa população”.