Na noite da última segunda-feira, dia 12 de setembro, dezenas de autoridades e centenas de convidados prestigiaram a cerimônia de descerramento de placa comemorativa em alusão à nova denominação dada à Fatec Jales (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) que passou a se chamar “Faculdade de Tecnologia de Jales “Professor José Camargo”. A cerimônia também marcou a comemoração do aniversário de nove anos da Fatec Jales.
O Projeto de Lei nº 984, de 2015, que deu o nome do professor e rotariano José Camargo à Fatec, é de autoria da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) e foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sancionado pelo governador Geraldo Alckmin e publicado na edição de 21 de abril do Diário Oficial.
A deputada Analice participou da solenidade de segunda-feira ao lado da esposa e filhos do homenageado, professora Eneida Martins Camargo, Maristela Martins Camargo e Márcio Martins Camargo. Dezenas de autoridades, centenas de convidados, entre direção, alunos, docentes, rotarianos e funcionários estavam presentes. Os integrantes da Orquestra Sinfônica de Jales, regidos pelo maestro Edivaldo de Paula, abrilhantaram a festa.
O pedido
A solicitação da nova denominação foi feita à deputada Analice Fernandes pelo Rotary Club de Jales. Segundo os dirigentes do Rotary, a homenagem ao professor falecido em setembro de 2010 aos 84 anos, uma das figuras mais tradicionais entre os educadores da cidade, foi motivada especialmente pelo trabalho realizado ao longo dos anos. “A homenagem ao Professor José Camargo é uma forma de reconhecimento à sua atuação junto à comunidade de Jales, à qual se dedicou durante décadas”, disse a diretora da Fatec, Andrea Piranhe da Silva.
José Camargo nasceu em Guaratinguetá-SP. Aos 18 anos alistou-se no exército e, durante alguns anos, atuou como cabo. Foi inspetor de alunos e, depois de concluir diversos cursos, em 1959, ingressou no magistério estadual e mudou-se para Jales, onde fixou residência e desenvolveu sua vida docente.
O homenageado lecionou em diversas instituições, entre elas a E.E. Dr. Euphly Jalles e o Cefam, onde funciona hoje a Fatec Jales, além de dirigir algumas escolas. Como a aprendizagem permanente era sua filosofia, continuou os estudos, e diplomou-se em Licenciaturas Plenas de Letras, Português e Francês, em 1973, e em Pedagogia, em 1977. Foi ainda, um dos fundadores e o redator chefe do primeiro jornal impresso de Jales – chamado Folha da Região.
Camargo também foi membro atuante do Rotary Club de Jales, realizando trabalhos voluntários em prol da comunidade jalesense. “É uma honra poder ver o nome do nosso querido professor em uma instituição de ensino de alta qualidade, como a FATEC de Jales”, disse a deputada Analice em seu discurso.