A unidade de Jales do Hospital de Câncer de Barretos recebeu na última semana a doação de um “Coagulador por Plasma de Gás Argon”. A entrega foi feita por integrantes da família de Jorge Ribeiro do Valle, que foi paciente do hospital e faleceu no dia 5 de julho.
A iniciativa partiu do sobrinho do paciente, Odair Antonio Herran, que entrou em contato com os seis irmãos do “Tio Jó”, como era carinhosamente chamando por eles, e contou sobre a ideia. O tio, ainda em vida, externou a vontade de ajudar o hospital que o acolheu com tratamento 100% gratuito e humanizado. “A família tratou o hospital como o sétimo herdeiro do tio Jó e destinou esta sétima parte para a compra do equipamento”, contou a gerente de captação de recursos do HC Jales, Adriana Mariano.
Segundo o médico endoscopista da unidade, Dr. Glauco Arruda, o aparelho será utilizado por milhares de pacientes atendidos e serve para aquele paciente que é submetido à radioterapia e se apresenta com o intestino fragilizado, podendo apresentar sangramentos. Segundo Glauco, o aparelho digital permite maior precisão no tratamento, reduzindo complicações e o tempo de tratamento em mais de 50%.
Em nome dos pacientes, Adriana Mariano e o gerente administrativo, Roger Dib agradeceram a irmã, Iracy Herran, o sobrinho, Odair Herran e sua esposa, Rosemari Samartino que vieram entregar pessoalmente o equipamento; Eles aproveitaram a oportunidade para agradecer a todos os familiares: Franklin Mantovani, Iraídes Mantovani Lucas, Guiomar Mantovani Roveran, Maria Mantovani Gomes e Jaime Mantovani.
Doações ao Hospital de Câncer de Barretos – Unidade Jales podem ser feitas através do Departamento de Captação de Recursos, que atende pelo telefone (17) 3624-3910.
Carta
A família de Jorge Ribeiro do Valle, o Tio Jó, escreveu uma emocionante carta para agradecer o atendimento e o carinho recebido pela equipe do HC, a quem se referiram como “hospital de luz” e “hospital do amor”. Trecho do texto diz que “a passagem do nosso amado irmão, Tio Jó, por esta casa é apenas uma das muitas histórias que ela escreve nesses seus 5 anos de unidade. Histórias de vitórias e de derrotas para a doença, mas de enriquecimento e grandiosidade pelo aprendizado adquirido na convivência, desde o controlador de entrada aos médicos especialistas. Toda a atenção e carinho de todos nos dão a certeza de que o grande propósito de seu idealizador tem sido cumprido”.
Para encerrar a mensagem de agradecimento, a família diz que “deixamos nossa pequena, mas amorosa contribuição para este hospital do amor, juntamente com nossa profunda admiração pelo trabalho realizado por todos. Esta contribuição é em memória de um velho boiadeiro que nos ensinou a ver a vida com humildade e simplicidade”.
Jorge Ribeiro do Valle