O medo do vírus H1N1, que provoca a gripe suína, fez com que muitos jalesenses amanhecessem nos oito pontos de vacinação espalhados pela cidade, no sábado, 30, para tomar a vacina contra o Influenza que, além do H1N1, imuniza as pessoas contra dois outros vírus. O chamado “Dia D” da vacinação começou com grandes filas e terminou antes da hora, uma vez que as 3.600 doses distribuídas pela Vigilância Epidemiológica de Jales foram insuficientes para atender toda a demanda do primeiro dia. O primeiro posto de vacinação a ficar sem a vacina foi o ESF do Jardim Paraíso, onde o estoque de 300 doses acabou por volta do meio-dia. E o último local a esgotar seu estoque foi o Núcleo Central de Saúde, onde as vacinas acabaram perto das 15 horas, depois de vacinadas cerca de 1.200 pessoas.
Levantamento feito pela enfermeira Renata Rachieli, chefe da Vigilância Epidemiológica municipal, apurou que, no sábado, foram aplicadas 3.544 vacinas. “É normal ocorrerem perdas”, explicou Renata, sobre a diferença entre as 3.600 doses disponibilizadas e as 3.544 aplicadas. De acordo com o levantamento, no “Dia D” foram vacinadas 916 crianças, 259 trabalhadores de saúde, 105 gestantes, 14 puérperas e 2.250 idosos. Entre as crianças vacinadas, a maioria – 623 – está na faixa entre 02 e 05 anos. Entre os idosos, a maior parte – 611 dos vacinados no sábado – está na faixa dos 65 aos 70 anos. Pelo menos 276 dos idosos vacinados possuem mais de 80 anos.
Os números do segundo e do terceiro dias de vacinação – quarta e quinta-feira – quando foram disponibilizadas 4.500 doses aos postos, ainda não tinham sido fechados na manhã de sexta-feira, mas calcula-se que foram aplicadas mais de 4.400 vacinas. No total, mais de 7.950 pessoas já foram vacinadas em Jales, o que representa 65% das 12.175 pessoas que deverão receber a vacina durante a campanha, que vai até o dia 20 de maio. Tudo indica que, até lá, a meta estabelecida pelo governo estadual deverá ser ultrapassada. No ano passado, a campanha de vacinação contra o H1N1 atingiu 79% da meta, em Jales. Da meta de 12.175 pessoas que deverão ser vacinadas, 1.880 são crianças de seis meses a 5 anos, 1.481 são trabalhadores de saúde, 330 gestantes, 54 puérperas, 2.035 portadores de doenças crônicas e 6.395 idosos.
Segundo a enfermeira Renata Rachieli, a vacinação deverá ser retomada na terça-feira, 10. “A previsão é de que uma nova remessa de vacinas chegue a Jales na segunda-feira. Se a previsão se confirmar, as vacinas serão distribuídas aos postos ainda na segunda-feira, para que na terça, logo pela manhã, a vacinação seja reiniciada”, disse Renata. Além de coordenar a vacinação nos postos, Renata tem visitado estabelecimentos de Saúde para vacinar trabalhadores da área. “Essa semana, nós já estivemos na Santa Casa, no Hospital de Câncer, na UPA e no AME, para vacinar funcionários e profissionais da saúde”, completou Renata.
Na Santa Casa, onde Renata esteve na quarta-feira, 04, foram vacinadas cerca de 350 pessoas, entre colaboradores e médicos. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, esse número representa um aumento de 56% em relação à quantidade de pessoas vacinadas na Santa Casa, no ano passado.