Sábado, Novembro 23, 2024

Ex-presidentes lamentam falta de renovação da diretoria da ACIJ

Date:

Dois ex-presidentes da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ) se pronunciaram sobre a notícia de que a eleição da nova diretoria da entidade teve baixíssima participação de associados. Matéria publicada na edição do dia 27 de fevereiro (Nova diretoria da ACIJ teve apenas 25 votos dentre 600 associados) informou que “apesar de ter mais de 600 associados, a ACIJ só conseguiu atrair 25 associados para votar na única chapa que participava das eleições para a sua diretoria. O número representa cerca de 4% dos mais de 600 associados da entidade. A eleição aconteceu entre 9h30 às 16 horas durante Assembleia Geral Ordinária de terça-feira, 15 de fevereiro. O número de votantes é pouco maior que o de integrantes da única chapa inscrita, que tinha 22 nomes, incluindo os sete assessores de relações públicas e os três conselheiros fiscais e seus suplentes”. 

“Muito triste essa notícia. Isso é um reflexo da administração não participativa. Quando fui membro da diretoria da Acij e até presidente fizemos um trabalho de integração dos associados e diretoria. Me lembro que numa eleição de diretoria tivemos um placar de 170 contra 150 votos aproximados. Me lembro que tínhamos constantes jantares dançantes homenageando vários segmentos de associados, como os pioneiros comerciantes japoneses, portugueses e as mulheres empreendedoras”, disse um empresário que integrou a diretoria entre as décadas de 1990 e 2000.

Na reportagem original, outro ex-presidente disse que a participação de associados poderia ser muito maior se a divulgação das assembleias nas quais acontece a eleição da diretoria fosse também maior. “Não se divulga a abertura de inscrições de chapas em lugar nenhum, então ninguém fica sabendo. Como alguém vai se inscrever?  Como pode uma diretoria eleita por 25 pessoas representar essa massa de empresas?”, questionou.

NOVA MUDANÇA NO ESTATUTO

A reportagem apurou que a atual diretoria já estuda fazer nova mudança no estatuto da entidade. A principal mudança seria exigir o mínimo de dois anos de filiação para poder se candidatar a um dos cargos na diretoria. Se isso se concretizar, vai restringir o grupo de pessoas que podem participar da eleição e privilegiar novamente o grupo que está no comando. 

A mudança no estatuto estaria sendo preparada para o segundo ano de mandato, próximo da nova eleição. O detalhe é que o atual estatuto foi publicado há pouco mais de dois meses, mais especificamente em 13 de dezembro de 2021. 

O regramento em vigor diz que a mudança no estatuto será um dos assuntos da Assembleia Geral, que pode se reunir “quando o presidente achar conveniente” e instalada com qualquer número de presentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS