Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Etec Jales realiza Semana de Estudos de Agricultura Orgânica em parceria com Sindicato Rural de Jales, SENAR/FAESP

Date:

No período de 9 a 16 de setembro de 2024, a partir das 19h30min, foi realizado pela Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, de Jales, a Semana de Estudos de Agricultura Orgânica. O evento foi organizado pelos cursos Técnicos em Agropecuária Modular e Alimentos, em parceria com o Sindicato Rural de Jales, SENAR/FAESP, teve as participações de agricultores, professores, engenheiros agrônomos, zootecnistas, alunos do curso de Agronomia da Unijales, alunos do Curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales e os alunos dos cursos técnicos em: Agropecuária Modular, Agropecuária Integrado, Alimentos e Veterinária da Etec Jales para conhecer e aprender práticas sustentáveis na agricultura orgânica. O público presente foi muito bom, com uma média de 150 participantes nas noites de atividades do evento.
Na quinta-feira 12 de setembro ocorreu uma Roda de conversa: “Experiências de um produtor de produtos Orgânicos Certificados”, com a participação do agricultor Juaílson Pereira da Silva, da cidade de Ouroeste – SP, que contou com a contribuição do engenheiro agrônomo Marco Antônio Castanheira (IAPAR). As experiências trazidas pelo agricultor Juaílson foram muito importantes para esclarecimentos de dúvidas dos participantes, que questionaram as técnicas de manejo das culturas, principalmente as relacionadas ao manejo do solo e as formas adotadas para o controle de pragas e doenças, sem a utilização de defensivos agrícolas químicos. O agricultor apresentou uma visão geral de sua propriedade e as culturas que cultiva, tendo como exemplo, olerícolas, frutas e grãos.
Ainda na quinta-feira 12 de setembro, o fechamento da noite ficou para a “Feira de Saberes e Sabores”, na qual os professores e alunos do curso Técnico em Alimentos prepararam diversos tipos de alimentos alternativos com a utilização de plantas. Foram preparados sucos, coquetéis sem álcool, bolos, tortas, patês e outras iguarias que foram servidas aos participantes do evento para degustação e avaliação. A atividade foi um sucesso, recebendo elogios dos participantes, inclusive despertando o interesse de muitos pela utilização das PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), inclusive solicitando às receitas que foram prontamente fornecidas pelos alunos e alunas do curso.
A noite do dia 13 de setembro ficou reservada para a Oficina: “Preparo de Produtos Alternativos para o Manejo Orgânico das Culturas do tomate, batata, alho e moranguinho”. A condução da oficina ficou sob a responsabilidade da Engenheira Agrônoma Mariley Almeida (SENAR/FAESP – Sindicato Rural de Jales), que ensinou a preparação de um composto orgânico conhecido como Bokashi, visando utilização na agricultura orgânica como fertilizante e também protetor de plantas. A oficina contou com a colaboração dos participantes do evento que literalmente colocaram a mão na massa para o preparo do produto. Utilizando ingredientes, como farelo de trigo, torta de mamona, melaço de cana e microrganismos, o produto foi preparo utilizando da fermentação anaeróbica, em um tambor de 200 litros. Ao final da atividade foi realizada uma confraternização oferecida pelos parceiros da Etec, Sindicato Rural de Jales, SENAR/FAESP.
O encerramento da Semana de Estudos de Agricultura Orgânica ficou para segunda-feira, 16 de setembro, com a palestra “Produção de ovos em sistemas caipiras: aspectos gerais”, com o palestrante, zootecnista Everton Lemos Cirino Silva (Marandu Consultoria; ex-aluno da Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho; Sindicato Rural de Jales, SENAR/FAESP). O zootecnista jalesense, com ampla experiência no tema e com trabalho prestado na produção de ovos orgânicos da Fazenda da Toca por mais de cinco anos, fez a explanação da produção de ovos caipiras, demonstrando as diferenças entre ovos no sistema caipira e orgânico, colocando as diversas técnicas de manejo convergentes para o sucesso da atividade. Durante e após a apresentação muitas dúvidas surgiram e foram esclarecidas pelo palestrante da noite. Antes do início da apresentação, Everton fez questão de mencionar a sua carreira desde formação técnica na Etec Jales, passando pela formação superior na Unesp de Botucatu, o intercâmbio de um ano na Itália para especialização na área, mestrado, experiência na Fazenda da Toca e agora como consultor requisitado em todo o Brasil.
A organização do evento agradece a todos os palestrantes, professores, alunos, imprensa e colaboradores do evento. Um agradecimento especial aos parceiros Sindicato Rural de Jales-SENAR/FAESP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Projeto de Tempo Integral nas escolas recebe mais materiais e terá ampliação em 2025

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...

Mais de seiscentas pessoas participam do Vestibular 2025 do Unijales

Trabalho em equipe, sinergia e cooperação foram essenciais para...