Os resultados do IDEB – Indice de Desenvolvimento da Educação Básica – relativos a 2015, divulgados na quinta-feira, 08, pelo Ministério da Educação, mostraram que as escolas municipais de Jales, continuam evoluindo e obtendo ótimas médias no exame. O IDEB é um índice criado pelo MEC para avaliar a qualidade das escolas públicas das redes municipais e estaduais de ensino. O índice combina a taxa de aprovação escolar com o desempenho de estudantes em matemática e português.
Mais de 40.000 escolas, de todo o país, participaram do IDEB e, na média nacional, o índice foi de 5,3, entre as escolas públicas. Já a média nacional das escolas privadas foi de 6,8. No Estado de São Paulo, a média geral entre as escolas públicas foi de 5,8. Na rede municipal de ensino de Jales foram avaliados os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, das oito escolas do município, que, no geral, obtiveram nota 7,2, a melhor entre as principais cidades da região. A nota de Jales está acima da nota 7,0, obtida no IDEB 2013, e da meta estabelecida pelo Ministério da Educação para 2015, que era de 6,8.
Todas as demais principais cidades da região ficaram abaixo da meta. Fernandópolis (6,5), Santa Fé do Sul (6,6), Votuporanga (6,6) e São José do Rio Preto (6,7) tiveram um desempenho bem abaixo da performance de Jales. O município de Urânia, que obteve destaque em um ranking da Folha de S.Paulo que mediu, entre outras coisas, a eficiência dos recursos aplicados na Educação, também ficou abaixo de Jales, com nota 7,0.
Entre as escolas de Jales, a melhor nota foi obtida, mais uma vez, pela escola “Maria Olympia”, que obteve média 8,1. Em São José do Rio Preto, a escola melhor classificada obteve média 7,7. Em Votuporanga, a melhor ficou com nota 7,6, enquanto em Fernandópolis, a escola mais bem avaliada obteve nota 7,2. Já em Santa Fé do Sul, a escola que mais se destacou ficou com nota 6,9.
Para diretora da “Maria Olympia”, Eliana Márcia de Souza, “este resultado é fruto de um trabalho intenso e do comprometimento de toda a equipe da escola e da Secretaria Municipal da Educação, que busca desenvolver um ensino de qualidade”. Todas as demais escolas municipais de Jales – “Elza Pirro Viana”(7,4), “Eljácia Moreira”(7,2), “Alberto Gandur”(7,1), “João Arnaldo”(7,0), “Jacira de Carvalho”(6,9), “Iracema Candeo”(6,7) e “Juvenal Giraldelli”(6,6) – obtiveram notas acima da média estadual (5,8) e nacional (5,3).
A supervisora Elaine Magri destacou a atuação de todas as escolas, mas ressaltou a performance de duas delas. “Todas as escolas do município mantiveram ou melhoraram o desempenho no IDEB, mas é importante ressaltar o trabalho que foi feito em algumas escolas que vinham apresentando maior dificuldade e o crescimento obtido por elas. Na escola ‘Jacira de Carvalho’, a nota saltou de 5,9 em 2013 para 6,9 em 2015, e na escola ‘João Arnaldo’, saltou de 6,3 para 7,0”. A supervisora destacou, também, que o IDEB é um exame do governo federal e que as provas são aplicadas pela Diretoria de Ensino. “Nós não temos nenhuma participação na aplicação das provas”, disse Elaine.
O responsável pela Secretaria da Educação, Francisco Melfi, lembrou que “os resultados obtidos no IDEB são consequência do trabalho executado por toda a equipe do setor ao longo dos últimos anos”. O prefeito Pedro Callado, que ficou sabendo dos resultados durante viagem a São Paulo, ficou satisfeito com a notícia, e, de lá mesmo, disparou mensagens de agradecimento e de incentivo aos funcionários da Educação. “Eles são os principais responsáveis pelo bom desempenho do nosso Ensino Fundamental”, disse o prefeito. Ele destacou, também, a importante participação dos pais de alunos no processo de aprendizado de seus filhos.