Um comerciante de Jales procurou, na última semana, a equipe de reportagem de A Tribuna e mostrou toda a sua indignação com relação ao descaso da administração pública com o destino dado à Academia Ao Ar Livre para Pessoa com Deficiência, inaugurada no final de setembro de 2014 durante a administração da ex-prefeita Eunice Mistilides Silva.
Segundo o comerciante, os dez equipamentos que ficavam instalados na Rua 24, anexo ao Estádio Municipal “Dr. Roberto Valle Rollemberg” onde também está sendo construída a nova sede da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Drª Zilda Arns Neumann (Novo Mundo), estão ‘amontoados’ e abandonados em uma quadra de tênis, também abandonada, dentro do estádio.
A academia visava proporcionar benefícios a todos àqueles que possuem algum tipo de necessidade especial e almejam uma vida mais saudável. Entre os aparelhos e equipamentos que hoje estão abandonados, segundo o denunciante, estão máquina tríceps, máquina bíceps, máquina supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho, bicicleta de mão e máquina twist.
“É um descaso total com o dinheiro público, primeiro por parte da administração da ex-prefeita que escolheu um local inadequado para a construção da academia. A Rua 24 é movimentada e o local é impróprio para garantir acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Agora, outro descaso: a atual administração simplesmente desativa a academia e armazena, de qualquer maneira os equipamentos em um local que qualquer pessoa pode ter acesso, assim como eu tive. Eles estão lá amontoados de qualquer jeito, parecendo um monte de ferro abandonado”, argumentou.
O Outro lado
A Tribuna ouviu o secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Ademir Balero Molina, que deu sua versão para o caso. Segundo Ademir, a academia foi construída na gestão da prefeita Nice, em um local de grande tráfego de veículos, de difícil acesso para portadores de necessidades especiais, sem bebedouros de água e sem banheiros.
“Estamos aguardando a autorização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para construirmos a academia em local apropriado. De início pensamos em levar os equipamentos para a Apae, mas não é permitido por se tratar de um local fechado e coberto e, esse tipo de academia, deve estar em local ao ar livre. Os técnicos da secretaria estadual já estiveram em Jales para uma visita e, possivelmente a academia será construída na antiga quadra de tênis, anexa ao Estádio Municipal”, revelou o secretário.
Ademir disse ainda que próximo ao local escolhido está sendo construída uma unidade do Centro Dia do Idoso, uma unidade do CRAS e que bem próximo da quadra já existe banheiros que poderão ser utilizados pelos usuários, além de água e estacionamento que vai facilitar a vida de quem utilizar a Academia ao Ar Livre para Pessoa com Deficiência.