Será lido na Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira, 24 de abril, o projeto que cria a Guarda Civil Municipal de Jales. A proposta só deve ser votada na sessão seguinte e precisa de maioria simples (seis vereadores) para ser aprovada. Porém, o presidente Ricardo Gouveia pretende ouvir a população e as forças de segurança antes de submeter o tema à votação. Ao jornal A Tribuna, ele disse que quer marcar a Audiência Pública logo depois que o projeto seja lido, ou seja, ainda nesta semana. “Se possível, na quarta-feira”.
A criação da GCM de Jales vem ganhando força a cada dia, mais principalmente depois da onda de boatos e ameaças de invasão a escolas, que assolou o país. Muitos pais não querem enviar os filhos às escolas sem que o poder público garanta a segurança dos prédios e dos estudantes. Esse é um dos papéis da GCM, que poderia estar atuando no reforço da segurança feita pela Polícia Militar.
Uma enquete informal realizada durante dois dias na página do site Jales Notícias no Facebook mostrou amplo apoio dos participantes á criação da Guarda. A consulta resultou em 407 votos favoráveis e apenas 32 contrários. Em números proporcionais, 92% dos participantes disseram que são a favor e apenas 8% se declararam contra.
A enquete não tem valor científico porque não se baseia em estatística, mas serve como uma pequena amostra sobre a vontade popular.
As manifestações foram variadas. Alguns disseram que “já passou da hora”; que “deveria pôr um policial em todas as creches e de todas as portas de escola também”; e houve até quem questionasse o custo de implantação: “coloca tudo que envolve uma guarda municipal na cidade para as pessoas ter noção do custo disso”.
Enquete mostra população amplamente favorável a Guarda Civil
Date: