Autoridades e representantes de entidades do município se reuniram no dia 6 de março para traçarem novas ações de combate à Dengue na cidade. O encontro realizado no auditório da Casa do Poeta e do Escritor contou com a presença do presidente do Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue, Clóvis Viola e o representante da ONG EcoAção, Edson Edgar Batista e também integrantes de secretarias municipais da Prefeitura.
O objetivo da reunião foi traçar estratégias para uma nova ação de visitas domiciliares no combate ao mosquito transmissor da dengue. De acordo com a profissional de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria de Saúde, Vanessa Luzia da Silva, de julho de 2014 até agora, 599 casos da doença foram notificados, sendo 171 casos positivos autóctones e 13 casos positivos importados confirmados. Para ser considerada epidemia, é necessária a confirmação de 150 casos autóctones.
“A cidade passa por epidemia já há três anos. No ano passado, predominou o sorotipo 4 da doença e o ano atual o sorotipo 1. De janeiro até agora foram 367 casos registrados, 125 positivos autóctones e 11 positivos importados. Os números são realmente preocupantes”.
Segundo o presidente do Comitê, Clóvis Viola, o início das visitas domiciliares está previsto para o dia 14 de março, das 8h às 14h. Antes os agentes passarão por um treinamento para a preparação, onde nele será explicado como agir nas abordagens e os detalhes de uniformes, proteções e crachás a serem usados pelos agentes. “A cidade será dividida em setores, com uma equipe atuando em cada setor”, contou Clóvis.
Em conversa com a equipe de A Tribuna, a secretária de Saúde, Nilva Gomes disse que a participação da população é considerada fundamental para a vigilância da doença, já que muitas das ações efetivas dependem da participação de cada um, e o controle e prevenção só poderão ser alcançados com o apoio de todos. A secretária disse que também conta com o apoio dos clubes de serviço e da sociedade civil organizada. “Nesse sábado teremos o nosso Arrastão de Combate à Dengue e a expectativa é contar com o apoio e a colaboração de 200 voluntários”. Partiremos da frente da Sabesp e vamos percorrer os bairros que apresentam os maiores índices de contaminação”, finalizou a secretária.
Comitê Municipal de Mobilização e Combate
Como adiantou A Tribuna na edição do dia 8 de março, o prefeito Pedro Callado reinstituiu o Comitê Municipal de Mobilização e Combate à Dengue que há dois anos estava inativo em Jales.
Além do presidente Clóvis Viola, o Decreto nº 6466 de 6 de março de 2014 nomeou Vanessa Luzia da Silva Tonholi, representante da Secretaria de Saúde; Jesus Martins Batista, da Equipe de Controle de Vetores; Adjunior Tomaz Basques, da Sucen; Ademir Roldan, representante da Secretaria de Administração; Alessandro da Costa Figo, representante da Secretaria de Educação; Nilton Alves do Prado, representante da Sec. De Agricultura; Francisco da Silva, representante da Secretaria de Obras; Gilberto Aielo, da Sabesp; Alexis Shiguero Kitayama, da AACAJ; Patrícia Albarelo, da Vigilância Epidemiológica Municipal e da Vigilância Sanitária; Moacyr Camazano Júnior, representante da Defesa Civil do Estado no Município; Érica Caldeira, da Santa Casa; Alice Antunes Mariani, da Associação Paulista de Medicina; Selma Arcomim, representante sub-delegado do CRECI 58631; Leandro Carvalho, da Diretoria de Ensino de Jales; soldado PM Rogério Aidan de Jesus, da Polícia Ambiental; Francisco Altimari Neto, da ONG EcoAção e Rosângela Mazonas Fonseca, da Coopersol.