Num período de duas semanas, dois jalesenses perderam a luta contra o novo coronavírus. Um homem de 28 anos, que morreu no dia 26 de março, na Santa Casa de Jales, e um homem de 84 anos, que morreu por complicações pós Covid, no dia 1º de abril, no Hospital do Amor.
No Boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado nesta terça-feira, 4 de abril, foram registradas mais 110 notificações de casos suspeitos da doença desde a publicação do último informe, em 27 de março.
Entre esses casos ou os notificados anteriormente e que aguardavam resultados de exames, 81 testaram como negativos e 28 novos casos positivos foram registrados em 3 adolescentes de 12 a 17 anos; 16 mulheres entre 25 e 89 anos; 9 homens entre 28 e 84 anos.
Os novos casos foram notificados através das unidades de referência do Jacb (4), Arapuã (5), Oiti (1), São Jorge (1), Uniamérica (6), Núcleo Central de Saúde (3), Municipal (2), Rural (2) e Novo Mundo (4).
Mais 33 pacientes foram considerados curados da Covid-19 e liberados do isolamento domiciliar. Atualmente Jales contabiliza 19.020 pacientes curados.
No Boletim anterior, divulgado na segunda-feira, 27 de março, havia 114 notificações de casos suspeitos. 77 testaram como negativos e 35 foram confirmados como novos casos positivos. Os pacientes eram uma criança de 8 anos; um adolescente de 16 anos; 22 mulheres entre 23 e 93 anos; 11 homens entre 28 e 83 anos.
Os novos casos foram notificados através das unidades de referência do Jacb (8), Arapuã (5), Oiti (3), São Jorge (3), Núcleo Central de Saúde (3), Rural (3), Novo Mundo (6), Roque Viola (1) e Paraíso (3).
Na ocasião, mais 21 pacientes foram considerados curados da Covid-19 e liberados do isolamento domiciliar.
Por deliberação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, desde 3 de outubro, os boletins epidemiológicos passaram a ser publicados apenas às segundas-feiras no site da Prefeitura de Jales (https://jales.sp.gov.br/boletim-covid-19/).
Vale ressaltar que a Vigilância Epidemiológica manterá a coleta dos dados atualizada e arquivada na Secretaria Municipal de Saúde. Qualquer informação pode ser solicitada junto àquela Secretaria.
VACINAÇÃO CONTINUA
Desde o dia 27 de fevereiro, a Prefeitura de Jales, deu início a mais uma campanha de vacinação contra a Covid-19. A imunização está sendo realizada devido a “Nova Estratégia de Intensificação da Vacinação”, implantada pelo Ministério da Saúde, que enviou vacinas bivalentes da Pfizer aos municípios.
Nesta primeira etapa recebem o imunizante apenas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário. São pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e trabalhadores desses locais; imunocomprometidos indígenas, ribeirinhos, e quilombolas também a partir de 12 anos.
E é importante alertar que a vacina será aplicada em quem já recebeu ao menos duas doses de vacina monovalente contra Covid-19 e possui intervalo mínimo de 4 meses da última dose.
De acordo com a equipe responsável pelo setor de imunização do município, a vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do coronavírus e também age contra as cepas que surgiram posteriormente.
As doses estarão disponíveis normalmente nas ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) a partir da próxima segunda-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, assim como os outros imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. Em Jales, os munícipes podem se vacinar nas unidades de saúde do Roque Viola, Jardim Arapuã, Novo Mundo, Paraíso, Municipal, São Jorge, Jacb e Núcleo Central de Saúde.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, por meio do telefone (17) 3632-7047.
Em duas semanas, mais duas pessoas morrem de Covid-19 em Jales
Date: