Quinta-feira, Novembro 28, 2024

Elektro lança Projeto de Gestão Energética Municipal em Jales

Date:

 

Jales foi uma das quatro cidades escolhidas pela Elektro, neste ano, para a implementação do Projeto de Gestão Energética Municipal. Para oficializar as ações do programa, foi realizada uma cerimônia de lançamento na quinta-feira, 04, na Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ). Na ocasião, estiveram presentes autoridades do município – incluindo o prefeito Pedro Callado e vários secretários, além de vereadores – e representantes da distribuidora de energia. A cerimônia de lançamento foi coordenada pelo secretário de Planejamento e Fazenda da Prefeitura de Jales, José Magalhães Rocha. 

Magalhães explicou que a Prefeitura de Jales criou uma comissão, integrada por servidores de todos os setores. Os servidores municipais – chamados de agentes – receberão treinamento e serão capacitados para identificar ações potenciais de eficiência energética nas diversas esferas do poder público municipal. Além disso, será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura. 

A empresa Facto Energy, contratada pela Elektro, será responsável pelos treinamentos para os servidores e também realizará diagnósticos energéticos nas instalações municipais, dando suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica. Após a execução do projeto, a Prefeitura poderá notar uma economia de, no mínimo, 10% nas contas de energia. Essa economia poderá chegar a 25%.  

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Elektro, que investe anualmente parte de sua receita em ações de sustentabilidade e de combate ao desperdício de energia elétrica conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Iniciado em 2010, o projeto já foi implantado em 27 cidades, a maioria no estado de São Paulo. Na região, os municípios de Votuporanga, Fernandópolis e Santa Fé do Sul já foram beneficiados com a implantação do projeto.

O programa Gestão Energética Municipal constitui-se em um instrumento dedicado à racionalização dos gastos com energia e está integrado com a política de modernização administrativa da Prefeitura. “O objetivo do Projeto é desenvolver a cultura da sustentabilidade no município, mostrando sua importância para a Prefeitura, sociedade e meio-ambiente”, afirmou Heron Fontana, Gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro. “Além disso, prezamos por um relacionamento próximo com os municípios, ajudando e gerando valor”, disse Fábio Costa, Especialista Comercial da Elektro.

Os representantes da Elektro explicaram, ainda, que os gastos com energia elétrica representam, normalmente, a segunda maior despesa das prefeituras, ficando atrás somente da folha de pagamento. De acordo com eles, 48% das despesas das prefeituras com energia elétrica vem dos aparelhos de ar condicionado, enquanto a iluminação pública responde por 24% dos gastos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Sofá, banco de carro, pneu, roupa e até panelas. Prefeitura encontra de tudo nos bueiros

Preocupada com o grande volume de chuva que caiu...

Apenas 5,6% da população jalesense vive na zona rural, diz IBGE

Dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 na semana passada,...

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...