A comissão interna formada para levantamento das necessidades de cada setor e das características individuais de cada cargo está finalizando o trabalho e deve concluir o edital para o primeiro concurso público do Município de Jales nesta administração. Inicialmente, serão abertas vagas para cargos efetivos na Secretaria da Educação. Entre eles, psicólogos educacionais, assistentes sociais e professores. A informação é do secretário de Administração e Governo, Reginaldo Anderson Viota.
Logo depois de publicado o edital específico para a Educação, deve ser anunciado o edital para contratação de cargos gerais para diversas outras secretarias. “Inicialmente, faremos o concurso para a Educação, mas na sequência, logo depois, teremos o para os cargos gerais. Não faremos os dois agora porque no decorrer do trabalho de apuração e elaboração dos cargos e carreiras, a comissão descobriu alguns detalhes que precisarão ser trabalhados”, disse.
Reginaldo ressalvou que a elaboração de um concurso público envolve muitas nuances administrativas. É preciso discriminar exatamente as atribuições dos cargos, a carga horária, a remuneração, os impactos na Folha de Pagamento e a evolução funcional possível. “Muita gente pensa que é só fazer o concurso e nomear a pessoa, mas não é assim. Mesmo quando o cargo já existe e precisamos apenas preencher as vagas, pode ser que aquele cargo criado há muito tempo não atenda mais as necessidades que atendia antes, quando foi criado. Então é preciso readequar”.
O secretário não disse, mas ainda é preciso abrir uma licitação para contratação da empresa que fará o concurso e, caso haja criação de cargos, é necessário aprovação dos vereadores.
Ele não soube dizer a quantidade de vagas que serão abertas, mas anunciou que em poucos dias haverá mais detalhes.