Atendendo as necessidades médicas na atenção aos pacientes internados nas unidades assistenciais, a Santa Casa de Jales passará a realizar cirurgias eletivas vasculares. O procedimento será feito pela médica especialista na área, Drª. Angélica Rosa Maluf.
As cirurgias eletivas são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico, diferentemente das emergenciais e urgentes. Os procedimentos serão realizados nos tratamentos clínicos hospitalares e cirúrgicos aos pacientes portadores de doenças venosas. De acordo com a médica, essa será uma maneira de aliviar a fila de espera. Existem diversas pessoas aguardando há anos por esse procedimento cirúrgico que requer uma preparação minuciosa, porém de rápida recuperação.
“São 22 anos trabalhando na Santa Casa de Jales. Precisamos ajudar a nossa instituição e fazer algo pelos pacientes da cidade e da região. Muitas pessoas já conhecem o meu trabalho e isso facilitará nos procedimentos, pois de certa forma, passamos uma segurança aos pacientes”, relatou Dr. ª Angélica.
De janeiro a julho deste ano, o hospital realizou cerca de 140 cirurgias eletivas, viabilizando uma quantidade menor de viagens, além do desgaste físico e emocional do paciente que precisava se deslocar para outras cidades.
O SUS – Sistema Único de Saúde custeia parte dessas cirurgias, porém não é suficiente quando se leva em consideração a quantidade de pessoas que estão na lista de espera.
A Santa Casa de Jales é credenciada para prestar atendimentos de baixa e média complexidade. As altas complexidades são encaminhadas de acordo com o regulador. Dentro dessa referência, os procedimentos cirúrgicos eletivos, aqueles considerados não urgentes, são realizados nas especialidades de Otorrino, Ortopedia, Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia e Vascular.