As eleições municipais que se aproximam em ritmo acelerado já estão provocando alterações no cotidiano e na composição de alguns órgãos e entidades públicas. A secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Fonseca deixou o cargo para se candidatar a veredora em 6 de outubro. Em seu lugar, assumiu interinamente o secretário de Governo, Reginaldo Viota.
A última assembleia do CORECA, por exemplo, elegeu novos membros da diretoria para se adequar à substituição dos prefeitos de Jales e de Mesópolis que ocupavam a presidência e Secretaria de Finanças, respectivamente.
A reunião aconteceu no dia 26 de março e a nova composição está valendo a partir de 3 de abril. A Ata da Assembleia foi publicada nesta terça-feira, 16 no Diário Oficial do Município. Compareceram todos os 9 prefeitos membros do Conselho de Prefeitos do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (Consirj) e do Consórcio Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Coreca).
O primeiro item da assembleia era exatamente a discussão e deliberação da eleição dos membros da diretoria executiva do consórcio em razão da apresentação da carta de renúncia do presidente e do secretário de finanças em razão da desincompatibilização para fins eleitorais visando disputarem a eleição de prefeito de seus municípios. Em seguida, aprovação das contas do consórcio do exercício de 2023 e alteração de cláusulas do estatuto do consórcio.
O município de Jales, cujo prefeito é Luis Henrique Moreira, ocupa o cargo de presidente e o de Mesópolis, cujo prefeito é José Carlos da Silva, o de secretário de finanças. Ambos manifestaram o interesse em se candidatar a reeleição e precisaram deixar os cargos em razão do calendário da legislação eleitoral.
Após amplo debate e discussão, os conselheiros chegaram à conclusão que os prefeitos que não irão concorrer às eleições deveriam se colocar à disposição para a ocupação dos cargos vagos de presidente e diretor financeiro, quando foi apontado por todos os presentes para ocupar o cargo de presidente o prefeito de Urânia, Márcio Arjol (secretário administrativo), e para o cargo de secretário de finanças o prefeito do município de Santa Salete Jeder Fabiano Santiago Souza, que aceitaram de imediato a indicação já que terminam o seu segundo mandato e não podem se reeleger.
Com a consequente assunção do secretário administrativo para o cargo de presidente houve a vacância do cargo e foi necessário nova eleição, assim sendo o prefeito de Pontalinda, Sizinho Leão de Oliveira, colocou o seu nome à disposição e foi eleito por todos por unanimidade através de salva de palmas.
O prefeito Luiz Henrique, que deixou a presidência, agradeceu a confiança nele depositada durante o período que ocupou o cargo e se colocou à disposição para juntos continuarem trabalhando em prol das necessidades dos municípios consorciados no âmbito da saúde pública, bem como agradeceu e parabenizou os eleitos como presidente e secretário de finanças e administrativo.
Declarando eleita a nova diretoria do Coreca para o período de 4 de abril a 31 de dezembro, composta por Márcio Arjol Domingos prefeito de Urânia como presidente do consórcio, Gerson Formigoni Júnior Prefeito Municipal de Santa Albertina, como vice-presidente, Sisino Leão de Oliveira prefeito de Pontalinda é o secretário administrativo; Daniel Júnior Duran Pinato, prefeito de Paranapuã é suplente de secretário administrativo; Jeder Fabiano Santiago Souza, prefeito da cidade de Santa Salete é o secretário de finanças, e Ivan de Paula, prefeito da cidade de Aspásia é suplente de secretário de finanças.
O novo presidente eleito se manifestou em agradecimento a todos que confiaram em seu nome o elegendo presidente e disse que conta com apoio de todos e está à disposição para receber apoio visando o melhor funcionamento do consórcio.
Diretoria do Coreca renuncia para obedecer prazo eleitoral
Date: