Foram aprovados por unanimidade na Sessão ordinária da Câmara Municipal de Jales do dia 4 de dezembro, os Projetos de Lei de autoria dos vereadores Vanderley Vieira (PPS), o Deley, Fábio Kazuto (PSB) e Luiz Henrique Viotto (PP), o Macetão, que instituem o Dia do Outubro Rosa e o Dia do Novembro Azul, em Jales.
O Projeto de Lei 134/2017, estabelece o “Dia do Outubro Rosa”. A data será celebrada na terceira sexta-feira do mês de outubro e tem como objetivo divulgar e incentivar a prevenção do câncer de mama. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, a cada ano, cerca de um milhão de mulheres em todo o mundo descobre que foi acometida pela doença.
Já o PL 135/2017, instituirá o “Dia do Novembro Azul”, a ser celebrado na terceira sexta-feira de novembro. Ele visa divulgar a realização de exames preventivos de câncer de próstata para a população masculina.
Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e está atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2015, cerca de 14.500 homens morreram em decorrência da doença.
É importante lembrar que o SUS – Sistema Único de Saúde, oferece assistência integral aos pacientes com câncer, desde exames, tratamento e medicamentos.
Os autores ressaltaram que os projetos de lei criados por eles são formas de difundir a necessidade de exames preventivos, “pois a descoberta precoce da doença aumenta as chances de cura e evita o comprometimento de outros órgãos”.
O prefeito Flávio Prandi Franco (DEM), o Flá, tem até 15 dias úteis para sanção. As leis entram em vigor na data da publicação.