Está marcada para a quarta-feira, dia 18 de maio, a passeata que vai atrair a atenção das pessoas para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento será promovido pela secretaria municipal de Desenvolvimento e Promoção Social e vai acontecer na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré), a partir das 9 horas.
A passeata percorrerá a Avenida Francisco Jalles, passando pela avenida João Amadeu, Rua 11, Rua 8, retornando a Avenida Francisco Jalles, até o ponto inicial. De acordo com o secretário da pasta, Rogério Avequi, o evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o problema da violência contra crianças e adolescentes, especialmente o abuso e a exploração sexual.
O objetivo é mobilizar, sensibilizar e informar a população e os profissionais da rede de proteção do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, colocando em prática as ações da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, enfocando a importância da luta em defesa dos direitos infantis e juvenis.
A data foi escolhida em homenagem a Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas 8 anos, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, em Vitória-ES, no dia 18 de maio de 1973. O crime, que ficou conhecido como o “Caso Araceli”, até hoje esta impune e os suspeitos jamais foram condenados.