A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inicia amanhã, dia 19 de setembro, mais uma Campanha de Multivacinação. A ação se estende até o dia 30, mas o Dia D será no sábado, dia 24. Crianças entre zero e cinco anos e adolescentes de 9 a 15 anos incompletos devem procurar as unidades de saúde do município durante este período. Além da vacinação contra poliomielite, que ocorre todos os anos, a campanha incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é atualizar a carteira de vacinação do público-alvo da campanha e reduzir o risco de transmissão de doenças que são preveníveis com as vacinas. Em Jales as vacinas estão disponíveis no Núcleo Central de Saúde e nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) dos bairros Jardim Municipal, Arapuã, Roque Viola, São Jorge, Jacb, Paraíso e Novo Mundo.
Para as crianças serão disponibilizadas todas as vacinas que estiverem em atraso. Para o grupo de adolescentes, serão oferecidas, entre outras, vacinas contra Hepatite B, Tríplice Viral e HPV, esta última específica para as meninas.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Forti Rachieli, disse que a orientação da Secretaria da Saúde é que as crianças e adolescentes sejam levados as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, munidos da carteira de vacinação e RG. “É muito importante que crianças e adolescentes participem dessa Campanha de Multivacinação e atualizem suas carteiras. Teremos o Dia D no sábado, 24, que facilitará a vida dos pais que não podem levar seus filhos durante a semana. É fundamental imunizar o público alvo contra doenças graves como HPV, Hepatite B, entre outras. Também teremos a vacina contra a Influenza para quem ainda não tomou a segunda dose”.
A secretária municipal de Saúde, Patrícia Albarello, também ressaltou a importância da campanha. “A cobertura vacinal de crianças mais velhas e adolescentes ainda é um desafio a ser superado. As crianças os pais levam até as unidades de saúde, mas os jovens são mais resistentes. Mas é de extrema importância que os pais conversem com os filhos e expliquem que é fundamental que a carteira de vacinação esteja atualizada, para o bem de cada um”.