Quinta-feira, Novembro 28, 2024

Depois de ofício da ACIJ, Prefeitura prorroga vencimento de taxas e impostos

Date:

A Prefeitura de Jales informou na quinta-feira, 25 de março, que prorrogou o prazo de vencimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF). 

A medida veio depois de um ofício protocolado na semana passada na Prefeitura de Jales e assinado pelos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ); Sindicato do Comércio Varejista de Jales (Sincomércio); Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região de Jales (Sinhores); e Associação dos Contabilistas e Empresas de Serviços Contábeis de Jales e Região (Aescon).

As taxas tinham vencimento para o dia 10 de maio, porém, com a alteração, os comerciantes terão até o dia 10 de setembro para o pagamento da parcela única com desconto de 10% ou poderão optar pelo parcelamento em quatro vezes, pagando sempre até o dia 10 dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021. De acordo com a Prefeitura, a prorrogação dos prazos não implica direito à restituição de quantias eventualmente recolhidas.

A TFF é direcionada a toda pessoa física ou jurídica estabelecida em Jales e inscrita no cadastro geral de atividades econômicas da Secretaria Municipal da Fazenda, enquanto o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Ele é recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal, e é conhecido também como ISS.

Além da TFF e do ISSQN, no ofício, a ACIJ e demais entidades também reivindicaram o adiamento do vencimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com suspensão de eventuais multas e juros, adiamento da cobrança da taxa e possíveis multas aplicadas pela Vigilância Sanitária, além de mais agilidade no setor de protocolo da Prefeitura e medidas fiscalizatórias para impedir a livre circulação de ambulantes não autorizados na cidade. No entanto, sobre atender esses pedidos, a Prefeitura não se manifestou.

O presidente da ACIJ, Leandro Rocca, representando também as outras entidades que assinaram o ofício, agradeceu ao chefe do Poder Executivo jalesense, Luís Henrique. “Agradeço pelo prefeito ter analisado nossas reivindicações e concedido parte delas. Toda ajuda é bem-vinda. Precisamos mesmo de medidas que minimizem os impactos aos empresários, principalmente daqueles mais atingidos pela pandemia”, finalizou.

 

Eduardo Monteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Audiência Pública para elaboração da LOA 2025 será no dia 23 de outubro

Com o objetivo de garantir transparência e a participação...

Prefeitura contrata empresa para revisão do Plano Diretor de Turismo

A Prefeitura de Jales acaba de finalizar a contratação...

Orçamento de Jales deve ser de R$ 322,7 milhões em 2025

Já começou a tramitar na Câmara Municipal de Jales...

Câmara aprova suplementação de R$ 1,7 milhões para diversas secretarias

A Câmara de Jales aprovou e já foi publicado...