Terça-feira, Novembro 26, 2024

Depois de 24 anos na Praça do Jacaré, lancheiro se muda para Praça “Euphly Jalles”

Date:

Na quarta-feira, 16, mesmo dia em que o comércio de Jales começou abrir em horário especial de Natal, permanecendo aberto até as 22:00 horas, o conhecido comerciante Carlos José da Silva, o Carlão do Lanche, iniciou suas atividades em novo endereço, na Praça “Euphly Jalles”, para onde se transferiu depois de 24 anos de funcionamento na Praça “João Mariano de Freitas”, a chamada “Praça do Jacaré”. A mudança faz parte de um acordo com a Prefeitura de Jales, para atender um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado com o Ministério Público local.

O assunto vinha se arrastando desde 2012, depois que o comerciante Edemerval Batista do Prado, o professor Vavo, sócio-proprietário do Hotel Galeria, procurou o Ministério Público para reclamar dos carrinhos de lanche da “Praça do Jacaré”. Na ocasião, Vavo alegou que só procurou o MP depois de tentar por várias vezes convencer a Prefeitura a tomar providências contra o uso indevido da praça pelos lancheiros. Ele reclamava, principalmente, da algazarra e do barulho supostamente promovidos por clientes dos lancheiros, particularmente nos finais de semana, o que, segundo o dono do Galeria, perturbava o sossego dos hóspedes do seu hotel.

Para Carlão, a mudança foi uma boa solução. “De início, acho que vai causar algum transtorno, mas o local aqui é muito bom e acredito que a nossa freguesia vai aprovar a mudança”. Ele explicou que a mudança foi a melhor alternativa. “Agora nós vamos poder trabalhar com mais tranquilidade. Eu tenho que agradecer ao pessoal da Secretaria de Planejamento – o Magalhães e o André, principalmente – que entendeu a nossa situação e propôs que mudássemos de praça. Foi tudo feito dentro da legalidade, com decreto assinado pelo prefeito. Aqui nós vamos ter a nossa ligação de energia elétrica e de água, coisa que não acontecia na outra praça, onde tínhamos que conseguir a energia emprestada”.

Segundo Carlão, sua empresa gera sete empregos diretos, além dele próprio e da esposa Helena. “Eu tenho cinco pessoas trabalhando aqui na Praça e mais duas que trabalham lá em casa. Além disso, todos os ingredientes que eu utilizo – carne, pão, etc – são comprados aqui em Jales”, disse o comerciante. Para ele, a permanência na “Praça do Jacaré” estava ficando cada vez mais complicada. “Na época da Nice, a Prefeitura prometeu construir alguns quiosques para facilitar o nosso trabalho, mas isso não foi feito até hoje. Agora, eu ouvi dizer que os dois lancheiros que ficaram por lá vão ter que se mudar para o centro da praça. Eu torço para que as coisas deem certo para eles, mas acho que a mudança para o centro da praça não é a solução ideal”, finalizou Carlão.

Prefeitura confirma cessão de espaço

O secretário de Planejamento, José Magalhães Rocha, confirmou que, depois de reuniões com os lancheiros e o Ministério Público Estadual, visando o cumprimento do TAC firmado em 2012, a Prefeitura sugeriu que Carlão se mudasse para a Praça Euphly Jalles, o que foi aceito pelo comerciante. “Nós temos um projeto que levava os três lancheiros – o Carlão, a Tia e o Jehad – para o centro da Praça do Jacaré, mas o Carlão tem uma estrutura fixa que não ficaria bem no centro da praça. Então, sugerimos que ele fosse para a Praça Euphly Jalles, onde já tem duas outras estruturas fixas, do Ulisses e do Vilela. A cessão foi feita de acordo com um decreto, onde o Carlão assumiu algumas obrigações, incluindo o pagamento de taxas para o município”, explicou Magalhães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Sofá, banco de carro, pneu, roupa e até panelas. Prefeitura encontra de tudo nos bueiros

Preocupada com o grande volume de chuva que caiu...

Apenas 5,6% da população jalesense vive na zona rural, diz IBGE

Dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 na semana passada,...

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...