Terça-feira, Abril 29, 2025

Demora no atendimento do AME é tema de requerimento de vereadores

Date:

Nesta semana, o AME de Jales (Ambulatório Médico de Especialidades) voltou a ser tema de pedido de informações da Câmara Municipal de Jales. Os vereadores Luís Especiato (PT) e Leandro Bigotto (PL) solicitaram informações à gerência do AME sobre a demora na realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA) e sobre a possível demanda reprimida. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira, dia 22 de abril, na 1818ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
“Fizemos esse Requerimento porque algumas pessoas reclamaram da demora da marcação desse exame. Sabemos que o câncer é uma doença que, se descoberta no início, para a ampla maioria você tem tratamento e cura. Então não dá para fazer campanhas para que as pessoas procurem [fazer o exame] e depois deixá-las esperando mais de quatro meses para que possam ser atendidas. A finalidade do Requerimento é verificar se existe uma demanda reprimida e, se existe, por que ela está reprimida e tem uma fila de espera”, explicou Especiato na Sessão.
Diante da publicação da notícia nas redes sociais digitais,rapidamente a população se manifestou endossando o pedido de informações a estendendo a reclamação para outros procedimentos. Segundo alguns cidadãos, especialidades como gastroenterologista, cardiologista, oftalmologista e exames diversos demoram meses e até anos para serem atendidos. Em muitos casos, os pacientes sequer são atendidos e procuram alternativas, como atendimento particular. Há poucas reclamações sobre o atendimento dentro da unidade, depois que o procedimento é agendado. O problema é a demora para chegar até lá.
PROBLEMA ANTIGO
O problema é realmente antigo e já foi denunciado por este jornal A Tribuna e até se tornou tema de inquérito civil no Ministério Público ((Nº29.0001.0013142.2023-82). Wellington Luiz Villar instaurou um inquérito civil a fim de apurar possíveis prejuízos à vida e à saúde da população da cidade de Jales e região, em razão de supostas irregularidades na prestação dos serviços de média complexidade pelo AME de Jales.
“Assim, diante da relevância do possível prejuízo invocado para a saúde pública, é forçoso formalizar a cabal apuração dos fatos e, se comprovados, formalizar o competente compromisso de ajustamento ou ajuizar a ação civil pública em face dos responsáveis”, informou a promotoria. Não se tem notícia sobre o resultado do inquérito.
Em junho de 2023, o vereador David Rodrigues Menezes, o “David Federal”, de Urânia, alertou sobre o assunto. “ Considerando que chegou ao conhecimento deste subscritor que existe um Convênio do Município de Urânia com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), onde são viabilizadas as vagas para as especialidades médicas; Considerando que relatos dão conta de que as vagas para consultas e exames em algumas especialidades médicas têm sido insuficientes; Considerando que foi informado de que a especialidade Cardiologia possui 20 vagas para tratamento no AME; Considerando que segundo foi informado, em específico, na especialidade de Cardiologia, o número de vagas tem se mostrado insuficiente, com grande dificuldade para pacientes conseguirem encaminhamento para os tratamentos; Considerando que através do presente expediente, este subscritor objetiva colher informações pormenorizadas concernente aos aspectos técnicos e operacionais do quanto retratado”.
Desde que assumiu o Governo do Estado, Tarcísio de Freitas trocou a gerência regional de Saúde e prometeu reduzir as filas, mas desde então a situação só tem piorado e uma solução parece muito longe da população.
Logo que assumiu a gerência do Departamento Regional de Saúde de São José de Rio Preto (DRS XV), no dia 2 de março de 2023, o médico Guilherme Camargo esteve em Jales se reunindo com prefeitos e gestores da saúde. Em Jales ele se reuniu com o prefeito Luis Henrique e outros 15 prefeitos do Consirj (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales) no Teatro Municipal.
FILAS SEMPRE VÃO EXISTIR
Guilherme Camargo concedeu uma rápida entrevista na qual prometeu avaliar a situação e tomar as providências necessárias para reduzir a fila de espera, mas comparou espera por procedimento da saúde com a espera por entretenimento. “As filas sempre vão existir, mas a gente precisa fazer um gerenciamento melhor dessas filas. Por exemplo, você vai num teatro, sabe que vai ter uma fila, mas sabe que o seu lugar vai estar ali. E é assim que a gente vai organizar a saúde. A gente sabe que a fila vai existir, não tem outro jeito, mas a gente vai gerenciar melhor para que o usuário ter um acesso mais rápido e da melhor maneira possível”.
Desde o final de dezembro de 2024, o DRS XV (Departamento Regional de Saúde) é gerenciado por André Luciano Baitelo, mas o AME de Jales é administrado pela Santa Casa e Votuporanga.
POPULAÇÃO ENGROSSA RECLAMAÇÕES
Mais de 80 reclamações foram registradas em uma única rede social. As publicações foram feitas em rede social aberta e pública, por isso tomamos a liberdade de reproduzir. Veja algumas transcritas abaixo.
Silvia P M Bucino:
O AME precisa urgente contratar um médico Gastro, estou aguardando pra ver resultado de dois exames a colonoscopia e o endoscopia pra ver se continua com a medicação.Urgente!
Lucineia Sangali:
Passei pela médica ela ia fazer pedido de exames em outubro ainda não fiz os exames e fui lá estou na fila de espera não sei quando vou ser atendida isso porque é fibromialgia e reumatismo
Ireny Macedo:
É isso mesmo a gente espera um ano depois tem que esperar mais um ano para saber resultado dos exames é muito difícil.
Margarete Checato:
Eu estou esperando gastro já faz dois anos. Meu esposo teve que pagar uma consulta com o Urologista ele tem problema na próstata. Tem que fazer raspagem isso à dois anos ele deu o encaminhamento para fazer no AME porquê particular nao dá Mas tô vendo que ele não vai conseguir.
Alice Bibo de Lima:
Tá um fracasso o Ame em tudo estou esperando o retorno com o gastro mais de um ano pra ver meus exames só Deus por nós.
Maria Nilva Corrêa:
Se fosse só esse exame.Todos os exames e as especialidades sofrem com a demora.
A última informação que tive que está sem gastro ha mais de um ano.
Cátia Pazzini:
E observação sou diabética preciso urgente de um de oftalmologista para poder trocar o óculos que tá fraco estou perdendo a visão fui no postinho e ainda tem mais de 20 pessoas na minha frente como que eu vou fazer isso porque já tem há um ano e pouco esperando vai esperar perder a visão de certo a saúde em Jales está na UTI nossos vereadores têm que dar de cima buscar verba fazer algo para socorrer a saúde
Helena Magalhães:
Um cardiologista leva 2a3 anos isso e impossível.Eu passei pelo gastro faz dois anos me pediu exame de fezes me deu até os potinhos até hoje não me chamaram pra fazer o exame.
Roberto Eduardo:
Depois de 2 anos marcou uma consulta perguntando se eu ainda ia precisar fazer o exame.
Agda Ferreira Nunes:
Passei com gastro ele me pediu exames, fiz e já faz uns 2 anos ou mais. O gastro saiu nunca mais colocaram outro em seu lugar e se colocaram deve ter sido recentemente. Resultado quando eu for chamada a voltar terei que refazer os exames pq até hj nada do retorno e repito faz mais de 2 anos isso.
Fabiana Crocciari:
Estou passando na alergista no AME, ela fez um pedido de exame que faz uns 2 anos e meio e nada até agora.
Francisco Cesar Mangini:
To a quase 2 anos esperando cirurgia pelo ame que o dermatologista do ame encaminhou.E cardiologista quase um ano de demora.
Elizabete Gomes:
No consirj também espero por ultrassom coluna e joelhos desde novembro de 2023
Maria de Fatima:
Todos exames sim demorei 1 ano pra fazer uma ressonância do joelho qdo sai foi joelho errado e já tô com mais 1 ano esperando pra ir pra Rio Preto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça determina volta de repasses para a Santa Casa de Urânia

O Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública com...

Luis Henrique conquista três novas ambulâncias para o SAMU

Um pedido feito pela Prefeitura de Jales, por meio...

Cinco anos depois da primeira morte, covid-19 ainda mata

Neste dia 12 de março, se completaram cinco anos...