O prefeito Pedro Callado (PSDB) estaria propenso, segundo informações obtidas pelo jornal A Tribuna, a desistir de se candidatar à reeleição para o cargo, em 2016. O assunto foi tema de uma reunião ocorrida na sexta-feira, 27, entre o prefeito e o provável candidato do DEM à Prefeitura de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá. A reunião foi realizada na casa de Flá e, além dele e de Callado, estavam presentes os vereadores Júnior Rodrigues (PSB), Jesus Martins Batista (DEM) e Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), o Gilbertão, e o chefe de gabinete do prefeito, Ivan Bertucci Nunes.
De acordo com o que foi relatado à reportagem por um dos participantes do encontro, Callado teria manifestado sua decepção com políticos que prometeram ajuda-lo a conseguir recursos para a cidade, mas praticamente o abandonaram à própria sorte. O prefeito, segundo um dos interlocutores, não citou nomes, mas ficou claro que a deputada Analice Fernandes (PSDB) seria um dos principais motivos para a decepção de Callado com os políticos. Ele esperava que Analice, principal incentivadora de sua candidatura como vice da ex-prefeita Nice Mistilides, estivesse mais presente em Jales e ajudasse com mais entusiasmo a cidade nos pleitos junto ao governo estadual, o que não estaria acontecendo.
Um dos participantes da reunião garantiu que o prefeito teria dito, durante o encontro, que não pretende ser candidato. “Ele foi muito claro ao dizer que em 2016 é a vez do Flá e que ele não seria mais candidato”, confirmou a fonte do jornal. Segundo a mesma fonte, Callado teria afirmado que pretende tomar medidas duras para tentar sanear as finanças da Prefeitura e entrega-la em melhores condições ao seu sucessor. Uma das medidas anunciadas por ele é o corte do transporte de alunos universitários para faculdades de outras cidades da região. “Quem toma as medidas antipopulares que eu pretendo tomar não pode estar pensando em reeleição”, teria dito o prefeito.
Outro dos participantes da reunião deu, no entanto, uma versão diferente. Ele confirmou que o prefeito manifestou sua decepção com os políticos de quem esperava apoio, mas fez outra leitura sobre a suposta desistência do prefeito de disputar a reeleição. “O doutor Pedro apenas deu a entender que não seria candidato à reeleição. Na realidade, ele não foi muito enfático quanto a isso. O prefeito realmente elogiou o Flá e disse que ele está preparado para assumir a Prefeitura, mas ressaltou que é preciso seguir conversando. Ou seja, pelo que entendi, o doutor Pedro só vai decidir seu futuro político mais adiante”, disse a outra fonte do jornal.
Callado não disse aos participantes da reunião, mas sua decepção alcança também o deputado federal licenciado Rodrigo Garcia (DEM), atual secretário estadual de Habitação. Pelo menos é o que ele teria afirmado a um amigo, no dia seguinte à reunião realizada na casa de Flá Prandi. A esse amigo, Callado confirmou que tinha se reunido com Flá e reafirmou estar decepcionado com os políticos. Confidenciou, também, que não vai disputar a reeleição e que sua missão, a partir de agora, “é preparar o terreno para que a próxima administração possa dar um salto maior”.
Analice Fernandes também estaria decepcionada
Se o prefeito Pedro Callado aparenta, de seu lado, estar decepcionado com a atuação da deputada Analice Fernandes(PSDB), também não é menos verdade que, segundo alguns tucanos locais, a parlamentar estadual mais votada em Jales estaria igualmente contrariada com o colega de partido. Analice não teria assimilado a aproximação de Callado com o grupo do deputado federal Fausto Pinato (PRB). A deputada e a parte do tucanato jalesense ligado a ela também não estão satisfeitos com a indecisão de Callado sobre a disputa à reeleição. “Ele não sabe o que quer. Uma hora, diz que é candidato; noutra hora, dá a entender que não é”, alega um tucano local.
Se as informações de bastidores estiverem corretas, os tucanos terão mais motivos para ficarem contrariados. Consta que o chefe de gabinete de Callado, Ivan Bertucci Nunes, estaria de malas prontas para deixar o PSDB rumo ao PRB. Em contato com a reportagem, Ivan não confirmou, nem desmentiu os boatos. Disse apenas que “estamos conversando”.
Callado confirma reunião, mas diz que assunto principal não foi eleição
O prefeito Pedro Callado, respondendo indagações do jornal A Tribuna, confirmou a realização da reunião na casa do gerente regional da CDHU, Flávio Prandi Franco, mas ressaltou que o assunto principal se referia à construção de casas populares em Jales. Ele afirmou, também, que a reunião foi uma iniciativa dos vereadores Jesus, Júnior Rodrigues e Gilbertão. Abaixo, a resposta do prefeito:
– Confirmo a reunião realizada na sexta-feira, dia 27 de novembro, na casa do Flávio Prandi. Participaram dessa reunião eu, o Flávio Prandi e os vereadores Gilberto, Jr. Rodrigues e Jesus. Foram esses vereadores que agendaram e me convidaram para essa reunião.
– A reunião foi de trabalho. Nela tratamos de temas referentes à construção em Jales de casas populares pela CDHU e também sobre a conclusão das 99 casas que estão sendo construídas nas proximidades do novo cemitério.
– Também tratamos da regularização de loteamentos populares, pelo programa CIDADE LEGAL.
– Como primeiro resultado dessa reunião, na segunda-feira, dia 30 de novembro, recebemos aqui na Prefeitura a visita do dr. Renato Goes, da Secretaria Estadual de Habitação, oportunidade em que tratamos da regularização dos mencionados loteamentos pelo programa CIDADE LEGAL.
– Quanto à eleição municipal do próximo ano, realmente conversamos sobre o tema, oportunidade em que reiterei que a eleição municipal de 2016 não é minha prioridade. Toda a minha atenção está voltada para a administração e assim será até 31 de dezembro de 2016.