Os vereadores de Jales aprovaram por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 6, o Projeto de Lei 13/2015 que institui o Dia Municipal de Combate à Corrupção a ser comemorado no dia 17 de fevereiro de cada ano. Para comemorar a data, que entra para o Calendário Oficial do Município, o projeto determina que sejam realizadas reuniões, palestras, seminários e atividades específicas para lembrar o tema.
A data foi escolhida por ser a mesma na qual os vereadores cassaram a prefeita Eunice Mistilides Silva, neste ano, por infração político-administrativa.
O autor, Tiago Vandré de Souza Abra (SDD), confirmou a motivação na justificativa da matéria. Ele lembrou que não foi a primeira denúncia do tipo, mas foi a primeira vez que tais denuncias chegam ao final.
“Como a corrupção tem sido uma recorrência crônica da vida política, não só do município, mas também a nível estadual e nacional e a sociedade civil tem tomado consciência de que é um mal a ser combatido incessantemente, torna-se de bom senso criar-se o Dia Municipal de Combate à Corrupção e que este seja celebrado em uma data significativa na história de Jales, como o dia 17 de fevereiro”.