Domingo, Novembro 24, 2024

Creches do município ficarão fechadas por trinta dias

Date:

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta semana, informação dando conta de que, pela primeira vez nos últimos anos, as sete creches do município ficarão todas fechadas por trinta dias seguidos – de 21 de dezembro a 23 de janeiro – a fim de que parte dos 150 servidores municipais que atuam nessas creches possam gozar férias. Apenas os servidores recentemente contratados – que ainda não adquiriram férias – irão trabalhar nesse período. A Secretaria de Educação vai aproveitar para realizar cursos de formação, inclusive de primeiros socorros, para esses funcionários.

O secretário Francisco Melfi disse que o fechamento foi uma decisão consensuada entre a Secretaria de Educação e os pais de alunos, mas, mesmo assim, a medida vem causando reclamações de alguns pais. “Nós já estávamos acostumados com o revezamento que a Secretaria de Educação fazia no final de ano, quando fechava três ou quatro creches mas deixava outras abertas para absorver os alunos das que estavam fechadas”, reclamou uma mãe. 

Apesar das reclamações, o fechamento das creches vem sendo discutido desde o início do ano, segundo a supervisora Elaine Magri. “Acho que ninguém pode alegar que foi pego de surpresa, pois esse assunto vem sendo discutido desde janeiro, através do Conselho de EMEIS, que tem a participação dos pais, e também através de reuniões das coordenadoras de creches com os pais. Durante todo esse período, as coordenadoras vinham pedindo para os pais irem se organizando. Acredito que os pais estão cientes disso”, afirmou a supervisora.

Elaine explicou, ainda, que a discussão sobre o fechamento de creches vem sendo discutido, em nível nacional, desde 2011. “Desde que as creches deixaram de ser vinculadas à Promoção Social e passou a serem escolas de educação infantil, os municípios pediram pareceres sobre o fechamento, já que todas as demais modalidades de escolas municipais fechem no período das férias escolares. O parecer foi no sentido do fechamento, mas a Defensoria Pública – que não concordou com o fechamento – solicitou um reexame do parecer, que acabou sendo confirmado, já que as creches têm objetivos educacionais que não podem ser confundidos com assistência social”.

A supervisora explicou, ainda, que um outro fator pesou a favor do fechamento. “As creches tem a sua rotina, onde as crianças entram às sete e meia da manhã e saem às 17 horas. Segundo estudos, elas também precisam de férias dessa rotina. A própria Constituição reza que as crianças precisam ter um tempo para a convivência familiar e comunitária”, ressaltou Elaine. Ela destacou, ainda, que, “em Votuporanga as creches tiram férias há anos. Isso já está consolidado por lá e os pais não reclamam. A diferença é que lá eles fecham 15 dias em janeiro e 15 dias em julho. Nós optamos por fechar em dezembro/janeiro, até porque, no final de ano diminui bastante a frequência nas creches”, concluiu Elaine. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Jalesense assume a Presidência do Tribunal de Justiça do MS

O Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do...

Pesquisa para prefeito de Jales aponta Luis Henrique com 63,2% e Dr.Penariol com 4,8%

O SBT Interior publicou na última quarta-feira,28 de agosto,...

UNIJALES celebra 54 anos de história com muita música e show pirotécnico

Na segunda-feira, 25 de março, o Centro Universitário de...