O corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel, recebeu no começo da tarde de quinta-feira, dia 24, o título de “Cidadão Jalesense”, concedido pela Câmara Municipal. A cerimônia aconteceu nas dependências do Fórum “Dr. Joviano Pacheco Aguirre”.
O presidente do legislativo, vereador Nivaldo Batista Oliveira, o Tiquinho, discursou na abertura da solenidade, ressaltando o importante trabalho desenvolvido pelo desembargador e que o título é a maior honraria concedida pela Câmara. “Esta é uma merecida láurea a quem sempre trabalhou com muito zelo e conduta, prestando relevantes serviços ao Estado”.
O prefeito Pedro Callado também ressaltou o trabalho do corregedor Hamilton e destacou o período em que ele foi promotor de justiça em Jales, na década de 70. “Além de poder destacar o perfil do corregedor geral de justiça do Estado de São Paulo, um homem que foi promotor de justiça, juiz e desembargador, sempre respeitando seus colegas, os demais atores do processo, membros do Ministério Público, advogados, defensores públicos e funcionários, possui grande carinho por nossa cidade e tem ligação e laços sentimentais e familiares, já que viveu aqui e se casou com a Maria Emídia, filha de um tradicional casal da cidade, dona Norma e seo Arnaldo Silveira, que inclusive foram meus vizinhos”.
Marcos Takaoka, juiz diretor do Fórum de Jales disse que “essa é uma homenagem muito justa. O Tribunal de Justiça tem favorecido muito a região e o Dr. Akel fez uma carreira brilhante aqui na cidade, é realmente uma homenagem mais que merecida. Antes da cerimônia tivemos uma reunião muito produtiva, onde o desembargador orientou sobre a prática judiciária. Falou sobre pontos que devem ser melhorados, mas de maneira geral o corregedor elogiou a Comarca e ressaltou que o Fórum de Jales trabalha muito bem”.
O desembargador agradeceu a homenagem e disse que “me sinto muito honrado e lisonjeado com a homenagem, aqui eu iniciei minha caminhada e agora que estou chegando ao fim dela, volto a Jales. Eu não precisaria receber um título de cidadão jalesense para me sentir jalesense. Aqui, como disse, iniciei minha caminhada, fui promotor durante três anos, ingressei na magistratura, cheguei ao topo da carreira com a eleição para corregedor geral da justiça, mas foi em Jales que conheci a pessoa por quem me apaixonei e estou casado há 43 anos. Meu casamento foi o primeiro ato realizado na Catedral de Jales, quando da sua inauguração. Aqui em Jales nasceu a minha filha mais velha quando eu já era um juiz de direito. São muitas coisas que me ligam a essa cidade, aqui eu fui feliz”. O corregedor geral da justiça, Hamilton, agradeceu à Câmara Municipal pela entrega da honraria e também se emocionou ao declarar sua admiração pelo prefeito Pedro Callado. “Geralmente homenagens como essas são feitas ao Tribunal, mas o presidente foi homenageado recentemente quando esteve aqui. Tomo essa homenagem como pessoal e fico muito feliz em recebê-la”.
Prestigiaram o evento o prefeito Pedro Callado e a primeira-dama Lúcia Helena Gomes Callado Moraes, o presidente da Câmara, Tiquinho, vereador Gilberto Alexandre de Moraes, magistrados; integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública; advogados; autoridades civis e militares; servidores e público em geral.