No mês em que é celebrado o Dia do Médico, o corpo clínico da Santa Casa de Jales comemora o fato de o hospital ser o único da região a realizar cirurgias videolaparoscopia em ginecologia. Os procedimentos através de imagens de vídeo começaram a ser realizados no dia 1º de outubro com o objetivo de causar menos sofrimento ao paciente durante o pós-operatório.
O hospital jalesense já efetuou cirurgias de retirada de útero (Histerectomia) e de retirada de ovário (Ooforectomia). Os dois procedimentos foram realizados com sucesso pelas equipes de profissionais da Santa Casa. Outras cirurgias já estão agendadas e serão realizadas nos próximos dias.
A videolaparoscopia é uma moderna técnica aplicada em cirurgias. Não há a necessidade de grandes incisões, garantindo um tempo menor para a recuperação e menos incômodos, além de proporcionar menos dores durante o pós-operatório. O resultado estético tende a ser melhor e o retorno às atividades do dia a dia é mais rápido.
De acordo com os especialistas, o diferencial entre a cirurgia convencional e por vídeo está na recuperação do paciente. Quando feita através de vídeo, em até dez dias, pode estar retomando as atividades normalmente. No procedimento normal, a recuperação pode levar de 45 a 60 dias.
Os médicos que atuam nesse novo procedimento são Drª Doriana Garcia, Dr. Hugo Marques Pereira, Dr. Celso Abrão Domingos N. Júnior, Dr. Tharso Castilho Gabriel (cirurgia geral) e os ginecologistas, Dr. Carlos Gustavo Rodrigues Franco, Dr. Décio Ribeiro de Assunção Júnior e Dr. Joaquim Severino de Almeida.
Alguns especialistas da ortopedia também realizam cirurgia por videolaparoscopia na Santa Casa.