Os partidos políticos ativos em Jales não perderam tempo e logo no começo do prazo realizaram as suas convenções partidárias para oficializar o posicionamento que terão nas eleições municipais deste ano. E, principalmente, confirmar os seus candidatos a prefeito, vice e vereador. Dois partidos realizaram as suas convenções no domingo,21 (União Brasil e PSD), e seis realizaram na segunda-feira (PSDB/Cidadania, o PL, o PRD, o Podemos, o Progressistas, e o Republicanos), 22. Um nono partido (PSB -Partido Socialista Brasileiro), sob o comando do ex-vereador Roberto Cardozo, o Cardozão, marcou a sua convenção para sexta-feira, 26, quando esta matéria já tinha sido finalizada. O PT fará a sua convenção no próximo domingo, dia 4, no Regional Plaza Eventos, a partir das 9 horas. O MDB será nesse domingo, 28 de julho, na “Chácara do Garça” (José Devanir Rodrigues), presidente da legenda em Jales. Mas o quadro está totalmente indefinido no Diretório, depois que Clóvis Viola declinou do convite para ser vice de Luis Especiato (PT). A princípio, o partido deve lançar apenas chapa de vereadores, mas não estava descartada até uma coligação com o PSC de Penariol, que não informou a data da sua convenção. Veja os nomes dos candidatos a vereador ratificados nas convenções em tabelas nesta página.
GRUPÃO DE SEIS PARTIDOS
Na convenção dos partidos da base da administração, apenas o prefeito, a vice e a primeira dama discursaram. Alziane Rossafa Moreira, disse que foi muito reticente para aceitar a primeira candidatura do marido, mas destacou que ao longo do tempo compreendeu que se tratava de um propósito de Deus e, desde então, tem se esforçado para cumprir o seu papel. “Deus tinha um propósito porque eu relutei muito,mas depois descobri que era pra eu poder executar esse trabalho que fazer agora no Fundo Social de Solidariedade para ajudar as pessoas que mais precisam”.
Ela ressalvou que a ligação que tem com a vice não é apenas política, mas familiar e de amizade. Alziane desejou boa sorte para todos os candidatos e candidatas.
Emocionada, Marynilda Cavenaghi Nacca lembrou toda a sua trajetória, desde a sua primeira eleição para vereadora, na qual conseguiu quase 900 votos, mas não foi eleita porque o seu partido da época não atingiu o coeficiente eleitoral, o boicote à sua segunda tentativa, até a mudança para o Partido Progressistas, onde conseguiu espaço para concorrer à vice-prefeitura e foi eleita.
“Desde a minha primeira eleição, o Luis Henrique foi muito solidário comigo. Quando me impediram de me candidatar a vereadora na segunda eleição, ele também me ofereceu apoio e abriu as portas pra mim. Na campanha dele para deputado estadual, eu retribuí ajudando e cheguei a trabalhar contra o meu partido da época. Depois saí de lá e fiquei com o Luis Henrique pelo novo partido, o PP. Então coloquei o meu nome à disposição e estamos aqui novamente para seguir com o trabalho”.
Coligação vai se chamar “Jales sempre pra frente”
A legislação extinguiu as coligações para eleições proporcionais, ou seja, cada partido tem que conquistar os seus próprios votos para eleger os seus próprios vereadores, sem estar unido a outra legenda. Mas durante o evento, os correligionários decidiram por aclamação o nome da coligação de partidos que vai apoiar a candidatura de Luis Henrique e Marynilda. Vai se chamar “Jales Sempre em Frente”.
Durante o seu pronunciamento, Luis Henrique disse que se sentia gratificado pelo apoio de uma parcela tão significativa da sociedade, porque entre os candidatos a vereador que estarão com ele na campanha estão pessoas dos mais variados setores. “Enquanto a Marynilda e a Alziane falavam eu olhava no roso de cada um de vocês e pensava que tenho motivos de sobra para estar muito orgulhoso de estar com este time maravilhoso que estamos porque a gente percebe que aqui tem pessoas da agricultura, saúde, comércio, educação, servidores públicos. Quero parabenizá-los pela coragem de colocar os seus nomes à disposição”.
Luis Henrique lembrou que o seu grupo está à frente da maioria dos candidatos da maioria dos municípios da região. Alguns, segundo ele, estão com dificuldade para definir a chapa. “Hoje ainda é dia 22 e nós já temos a nossa coligação definida. Enquanto outros candidatos ainda estão lutando para encontrar o vice porque ninguém quer ser. A partir de amanhã (terça-feira, 23) iniciamos o processo de registro de candidaturas pra que saia o número de CNPJ para que a gente possa providenciar o matéria de campanha e a partir do dia 16 a gente possa colocar o time na rua e que vocês possam já neste dia sair com o matéria para pedir voto e dizer da necessidade da fazermos uma câmara forte com pessoas comprometidas com o progresso da cidade”.
Listas ainda podem sofrer modificações
Como manda a Lei Eleitoral, as convenções para escolha (ratificação) dos nomes dos candidatos aos cargos de prefeito, vice, e vereador, devem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Cada partido pode concorrer com até 11 candidatos, mas precisam obedecer a proporção de 70% para um dos gêneros. Algumas legendas não apresentaram a chapa completa, mas ainda podem inscrever novos candidatos. A partir de então, a burocracia começa a desatar, os candidatos recebem os seus números, as candidaturas são registradas, recebem CNPJ, as contas bancárias são abertas, e a campanha começa efetivamente.
Apesar do prazo, as listas não são definitivas e podem sofrer mudanças. O advogado eleitoral e cientista político, João Eduardo Lima Carvalho, esclarece que podem ocorrer modificações sim, tanto desistência como substituição. Em teoria, também pode ocorrer inclusão, desde que as vagas não estejam preenchidas. Após o envio dos Requerimentos de Registros de Candidaturas – RRC, a Justiça Eleitoral irá receber e poderá requisitar novos documentos.
“Até 16 de setembro de 2024, todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias e publicadas as decisões. Esse também é o último dia para o pedido de substituição de candidatas ou de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto se a substituição decorrer de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até 10 dias contados do fato, inclusive anulação de convenção, ou da decisão judicial que deu origem à substituição”.
Família Prandi vai lançar duas chapas de vereador
Os dois partidos sob o domínio do ex-prefeito Flávio Prandi Franco (União Brasil e PSD) não estão parados. Ambos realizaram as suas convenções partidárias na manhã de domingo, 21. De acordo com as Atas das reuniões, às quais tivemos acesso, as convenções foram realizadas às 9 horas, na Avenida Alfonso Rossafa Molina nº 3260, rotatória no centro de Jales. O PSD é presidido pelo próprio Flá e tem como secretário o seu irmão, Wladimir Prandi Franco, o Gibão. O União Brasil (antigo PFL e DEM, que se uniu ao PSL) é presidido por Adauto José Denardi, o Agá, e tem como secretária a mulher do do ex-prefeito, Glauciane Pontes Helena Franco.
Por aclamação ficou decidido que os partidos não farão parte de coligação majoritária para os cargos de prefeito e vice e somente apresentarão chapa de vereadores e vereadoras para concorrer nas eleições municipais de outubro.
Alguns candidatos do grupo liderado pelos Prandi são estreantes, mas outros já são velhos conhecidos do eleitor e já tentaram as urnas em eleições passadas. É o caso do presidente Agá, de Sidney Dutra, do corredor Neneinha, dos ex-vereadores Henrique Macetão, e Claudecir Tupete, Paula Daiana, Ailton do Suco, entre outros. Confira a lista abaixo.
O presidente do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Roberto Cardozo Alves, adiantou alguns candidatos que estarão defendendo a legenda em 6 de outubro. São eles, o ex-secretário de Esportes da administração Parini, Ricardo Junqueira, Elias Souza. Ailton Carvalho, Clóvis Parminondi (o Crovão do Oiti), Maria Homa e Hamilton Colombo. O partido marcou a sua convenção para esta sexta-feira, mas não foi possível acompanhar porque esta edição já estava concluída no horário.
Convenções começam a definir candidatos a prefeito e vereador
Date: