Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

Concessionária reforça consumo consciente de energia durante onda de calor

Date:

Mais uma onda de calor predomina no sudeste do país e as temperaturas podem atingir recordes para a estação. Ao longo da semana, a expectativa é de aumento das temperaturas. E com todo o calor registrado, há uma elevação no uso de aparelhos como o ar condicionado, ventilador e geladeira. Para incentivar um consumo consciente neste período, a Neoenergia Elektro listou alguns hábitos que favorecem o melhor uso da energia. Os resultados podem vir tanto na redução do valor da fatura quanto na preservação do meio ambiente, diminuindo os impactos ambientais a partir de práticas de eficiência energética.

Uma das recomendações se dá no momento da compra do eletrodoméstico ou eletrônico. Deve-se sempre observar a existência do selo Procel, que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética e menor gasto de eletricidade por categoria. Quem possui equipamentos antigos também devem ficar atentos, pois eles podem precisar de manutenção ou serem trocados, por consumir mais energia.

Outra orientação se refere à mudança de hábitos nas atividades diárias comuns, como tomar banho e se refrescar. Veja quais equipamentos merecem mais atenção e como eles podem ser utilizados de forma mais eficiente:  
 
Geladeira

Ela representa cerca de 30% do consumo mensal da fatura de energia. Para que o consumo do equipamento não pese na fatura, basta evitar abri-lo diversas vezes. Além disso, não coloque comidas quentes na geladeira – espere até que elas estejam em temperatura ambiente para refrigerar.
 
Ar-condicionado

Com o calor, as pessoas dão preferência a manter os aparelhos de ar-condicionado ligados por mais tempo e com temperaturas mais baixas. Isso leva a um aumento do consumo de energia e um consequente aumento na conta. Nesse caso, o recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23º e 25º e programar o desligamento automático 30 minutos antes de sair do ambiente. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia inverter, onde há melhor uso do compressor, reduzindo o consumo do aparelho em até 40%.


Chuveiro

O simples ato de mudar o funcionamento do chuveiro de “Inverno” para “Verão” já tem um diferencial que pode gerar uma redução de cerca de 40% no consumo mensal do aparelho. Com os termômetros mais elevados entre os meses de dezembro a março, essa opção proporciona uma temperatura muito mais agradável.

Lâmpadas

A escolha de lâmpadas LED representa um investimento que será revertido em benefícios posteriormente. Isso acontece porque elas fornecem o mesmo pacote de luz com menor potência, por isso consomem menos energia, com uma redução de até 80% no gasto mensal.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Período de atualização da DIPAM 2024 vai até o dia 31 de março

A Prefeitura de Jales informa que já está aberto...

Clínica traz com exclusividade para o Rio de Janeiro a nova tecnologia PET/CT Digital OMNI

A Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras acaba de...

Calendário do IPVA 2025 em SP: vejas as datas de pagamento

O calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos...