A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 08, Projeto de Lei (6606/16) do deputado federal Fausto Pinato (PP/SP) que garante a idosos com câncer acesso imediato aos tratamentos disponíveis na rede pública de saúde. Dessa forma, os pacientes acima de 60 anos diagnosticados com a doença receberiam prioridade no tratamento.
“Com o avançar da idade, as funções orgânicas ficam naturalmente mais comprometidas. O idoso não tem mais força para suportar o tratamento, que dirá a demora. Há casos em que quando o idoso consegue marcar a quimioterapia já não consegue ter condições físicas de continuar, dado o avanço da doença ou da fragilidade do organismo”, disse Pinato.
Em seu projeto, o deputado alertou sobre a necessidade de iniciar o tratamento o quanto antes, como forma de melhorar o prognóstico da evolução da doença. “Alguns tumores possuem uma alta agressividade, com crescimento bastante acelerado e com alta probabilidade de produzir metástase, de se espalhar para outros órgãos e tecidos do corpo, dificultando ainda mais a terapia”, comentou.
O relator do Projeto na Comissão, deputado Geraldo Resende (PSDB/MS), elogiou o texto do parlamentar. “É extremamente oportuna a iniciativa do Deputado Fausto Pinato. A morosidade em firmar o diagnóstico de neoplasia e em iniciar o tratamento é cruel para todos os pacientes, em especial para os idosos”, complementou.
O Projeto será analisado agora pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto é conclusivo nas Comissões.