Enquanto a sugestão do Conselho de Segurança (Conseg) não sai do papel, alguns comerciantes estabelecidos na Rua Treze tomaram a iniciativa de instalar câmeras de monitoramento em um trecho da via. Além de aumentar a segurança dos estabelecimentos, o sistema visa oferecer mais tranquilidade para consumidores e veículos. O raciocínio é simples, além de preço, bom atendimento, qualidade e variedade, os consumidores tendem a optar por fazer suas compras onde se sentem também mais seguros. A iniciativa foi tomada pelo Palácio’s Bar, Art Jóias e Aqua Piscinas, mas deve aumentar. Todos os custos foram bancados pelos empresários, sem qualquer apoio financeiro, material ou logístico da prefeitura ou da polícia. A central de arquivamento das imagens fica em um dos estabelecimentos, mas o endereço não será revelado por motivos óbvios.
Segundo Rudson Danilo, responsável pela instalação do equipamento, as câmeras são de alta definição, com filmagem colorida durante o dia e preto e branco durante a noite. Elas foram instaladas na última quinta-feira e já estão funcionando.
Antônio Palácios, um dos comerciantes que tomaram a iniciativa, disse que esta é apenas uma das medidas que estão sendo implementadas para acrescentar diferenciais e atrair mais público para a Rua Treze. Em breve virão a decoração natalina da via e até uma revista.
FERNANDÓPOLIS
Ao contrário de Jales, na vizinha Fernandópolis, o projeto que implantará um amplo sistema de vigilância na cidade começa a ganhar corpo. Após a instalação da primeira câmera na esquina na Marginal Litério Grecco, estão sendo instalados equipamentos na Brasilândia, no Parque Industrial (Avenida Brasil/Pontilhão de Água Vermelha) e no Trevo do Ubirajara (próximo à Rodoviária).
Ao todo, serão 16 câmeras de vigilância/monitoramento e identificação de veículos, através do Sistema Detecta da Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo.
O projeto é encabeçado pela Associação de Amigos com apoio das Polícias Civil e Militar e da ACIF, que liderou a iniciativa.A Prefeitura de Fernandópolis também será parceira do projeto.