Já está em vigor a Lei nº 5.432, de 7 de julho de 2022, que homenageia o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales, Wilson Gilberto Donda. Seu nome será emprestado ao Setor de Comércio de Produtos de Origem Animal da Feira de Hortifrutigranjeiros “Antônio Sanches Cardoso” (Comboio), tantas vezes frequentado por ele.
A lei foi proposta pelo vereador Rivelino Rodrigues e foi acatada por todos os vereadores, demonstrando o alto conceito que o ex-sindicalista e ex-produtor rural tem.
A justificativa faz um breve relato da biografia do homenageando, lembrando que Wilson Gilberto Donda nasceu em 24 de abril de 1945 e veio para Jales com sua família quando tinha apenas cinco anos de idade. Inicialmente, moraram onde hoje está situado o Jardim Primavera, mas em pouco tempo, ele e a família fixaram residência no Córrego do Café, onde Wilson residiu até o ano de 1997. A partir de então morou na cidade de Jales, onde faleceu no dia 8 de junho de 2022.
Wilson Donda foi o mais longevo dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales, onde, desde 1992 foi diretor, cumprindo mandatos de tesoureiro, presidente e, finalmente, de vice-presidente. “Sempre se destacou pela defesa dos direitos dos trabalhadores rurais assalariados, parceiros, arrendatários e pequenos proprietários rurais. Por muito anos integrou o Conselho Municipal de Saúde onde foi defensor de políticas públicas voltadas a proteger a saúde dos mais necessitados. Foi casado com Dona Maria e tiveram cinco filhos que lhe deram nove netos e dois bisnetos”.