O prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSDB), assinou na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, um decreto declarando de Estado de Epidemia de Dengue no município. O decreto permite ao município eliminar parte da burocracia na aquisição de insumos e contratação de serviços, agilizando os processos.
Dados divulgados pela Secretaria da Saúde de Votuporanga na mesma data mostram que 430 casos foram registrados no município e uma morte foi confirmada. Sete são do tipo DENV3. Outros 1.428 casos seguem em investigação. Um óbito também foi registrado este ano, o de uma mulher, 71 anos, do São Cosme. O boletim ainda contabiliza dois casos positivos para Chikungunya e outros três em investigação.
O decreto assinado pelo prefeito Jorge Augusto Seba (PSDB) já está em vigor e tem validade de 180 dias, podendo ser prorrogado caso a situação de emergência persista. A prefeitura confirmou o aumento do número de consultas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e outras redes do município.
A Secretaria de Saúde informou que está realizando visitas a imóveis em vários bairros da cidade e ressalta que o trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. “Além da prevenção realizada pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios”.
A secretária da Sáude, Ivonete Félix, reforça a importância da união de forças entre população e Poder Público para combater o mosquito. “É muito importante que a população receba os agentes em suas casas e sigam as orientações repassadas pelos profissionais com o intuito de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti”, aponta.
A Vigilância Ambiental orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.
Com mais de 430 casos, Votuporanga decreta epidemia de dengue
Date: