O ex-presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, que é cidadão jalesense, foi nomeado, nesta sexta-feira, 22, novo secretário de Educação do Estado de São Paulo. Em agosto do ano passado, quando era presidente do Tribunal de Justiça, Nalini esteve em Jales para inaugurar o prédio do Juizado Especial e receber o título de Cidadão Jalesense.
Na ocasião, o desembargador elogiou a postura de união da comunidade jalesense em se reunir para fazer reivindicações, como a que foi feita para pedir a instalação da 5ª Vara. “É isso que temos que fazer em uma série de questões. A constituição concede uma série de direitos a todos, mas é muito mole com as responsabilidades, deveres e obrigações. Acho que se não treinarmos a cidadania e todas as questões forem levadas à justiça, haverá um crescimento infinito do sistema de justiça e transformaremos o país num imenso tribunal. Temos de treinar a cidadania para assumir pelo menos as pequenas responsabilidades”.
Ele se referia exatamente à mobilização feita pela comunidade jalesense cinco meses antes. Naquela ocasião, numa manhã de segunda-feira, 9 de março, seu gabinete foi tomado por representantes da sociedade jalesense. Entre eles, um senador e três deputados, além de autoridades locais, como o prefeito Pedro Callado, o presidente da câmara, juízes e advogados. O sucesso da comitiva foi tão grande que menos de 24 horas depois, Nalini autorizou a instalação da 5ª Vara.
A inauguração aconteceu no dia 7 de agosto em uma solenidade ainda mais repleta de autoridades. Entre elas, o deputado federal Fausto Pinato, os estaduais Carlos Pjgnatari e Itamar Borges, os representantes do senador Aloysio Nunes Ferreira Filho e da deputada Analice Fernandes, prefeito e vereadores de Jales e das cidades que compõem a comarca e a 2ª Região Administrativa Judiciária, à qual pertence a comarca.
Também estavam presentes autoridades do Poder Judiciário estadual e federal, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, polícias Federal, Civil e Militar, Ministério Público estadual e federal, servidores e líderes comunitários e religiosos.
AJUDA EFETIVA
O prefeito Pedro Manoel Callado disse que a nomeação de José Renato Nalini é positiva para Jales. “Ele é cidadão jalesense e foi muito importante na conquista da 3ª Vara, ainda na década de 90, quando era juiz auxiliar do presidente do Tribunal de Justiça. Naquele momento, o deputado Roberto Rollemberg agiu no campo político e ele no campo técnico”.
Uma das ações que podem receber atenção do novo secretário é a construção de uma escola na Avenida Maria Jalles, num terreno que pertenceu ao Clube do Ipê. O projeto poderia receber aporte financeiro de um fundo estadual para a educação.
Callado concordou com a declaração de Renato Nalini sobre a capacidade de mobilização da comunidade. “Acredito que este envolvimento é o segredo. Quando a comunidade se envolve numa causa, ficamos muito mais perto da conquista. E isso já foi provado diversas vezes”.
QUEM É
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da PUC-Campinas, Nalini é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da USP. Na cerimônia de posse, o governador disse que ele “tem espírito público e é extremamente interessado nas questões da educação”.
“É um homem do diálogo, da cultura, da Academia Paulista de Letras. Temos absoluta confiança de que vamos dar um grande passo para melhorar ainda mais a qualidade da escola pública de São Paulo em benefício dos nossos alunos”, afirmou Geraldo Alckmin.