O Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo que administra 74 Fatecs e 223 Etecs, foi reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), título pleiteado desde 2019. A aprovação, por unanimidade, ocorreu em setembro, pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
Os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, têm como principal propósito criar e incentivar pesquisas científicas e tecnológicas. Deles fazem parte mais de 18 institutos de pesquisa do estado de São Paulo, como o Instituto Butantan e Adolfo Lutz.
Segundo a vice-diretora superintendente do CPS, Emilena Lorenzon, em matéria publicada no site oficial do Centro, o reconhecimento permite a essa instituição contribuir de maneira mais efetiva para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações por meio de parcerias público-privadas, sempre alinhadas às necessidades do mercado.
De acordo com o diretor da Fatec Jales, prof. dr. Evanivaldo Castro Júnior, “essa é mais uma grande conquista do Centro Paula Souza, maior rede estadual de ensino profissional da América Latina, que certamente irá trazer muitos frutos a todas as Fatecs e Etecs”.
Weber K. Kitayama