A Unidade de Zoonoses de Jales está prestes a receber a maior ampliação da sua história. Serão construídas novas gaiolas, novo pátio e modificada a disposição dos espaços, especialmente os externos. A parte interna acabou de passar por uma reforma que melhorou a segurança, a higiene e trouxe mais funcionalidade ao trabalho.
O projeto da obra foi elaborado com a orientação do médico veterinário Carlos Eduardo Geraldeli da Silva e deve envolver recursos de aproximadamente R$370 mil, sendo que R$ 200 mil conquistados através de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL), a pedido da vereadora Andréa Moreto (PODE), e o restante em contrapartida do município.
A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, disse que aguarda apenas a abertura da ficha de contrapartida e a elaboração da licitação para iniciar a obra.
O projeto inclui ampliação de cerca de 30 metros na extensão da Unidade, construção de 11 novas gaiolas (ou baias) e um novo pátio que contará com área de isolamento provisório dos animais. Eles serão transferidos para esse local enquanto a equipe estiver fazendo a higienização das gaiolas ou em qualquer outra ocasião em que haja necessidade.
Também está prevista a colação de coberturas com telha térmica trapezoidal, ampliação do muro, colocação de alambrado em tela de aço galvanizado, portão tubular em aço galvanizado, melhoria das instalações elétricas e hidráulicas, e modernização do sistema de acesso aos animais. No total será demolida uma área de 49.03 m², incluindo o canil, parede da área de eutanásia e o piso do pátio, e construída outra área de 177.85 m², incluindo o canil, área de isolamento e depósito de ração.
Com a ampliação do espaço e a consequente ampliação da capacidade de atendimento da Unidade de Zoonoses, a secretária já vislumbra a necessidade de contratação de mais um veterinário para absorver a nova demanda. No entendimento da equipe, a contratação de estagiários é necessária e tem trazido bons resultados, mas é preciso manter profissionais permanentes no local, sem que seja substituídos a cada dois anos, quando expira o período limite do estágio. Atualmente, a Unidade de Zoonoses abriga oito cães, metade macho e metade fêmea, além de vários gatos. Todos estão castrados, vacinados e prontos para adoção. O endereço é Rua Geraldo de Almeida, Jardim São Francisco de Assis, n°1169. O telefone é (17) 99611-5491.