Se houvesse uma corrida com premiação para quem terminar primeiro o Censo 2022, Jales estaria no pelotão da frente e com muita chance de terminar a tarefa antes de boa parte dos “concorrentes”. A equipe de recenseadores contratada pelo IBGE para realizar o Censo 2022 em Jales já concluiu 38,1% do trabalho. Estão em andamento, outros 46,8% e apenas 15,1% não foram iniciados. O município tem 126 setores censitários. Os números são bem melhores que a média nacional que não chega a 27,5% concluídos, 38,7% estão em andamento e 33,8%, ou mais de um terço, não foram iniciados. Em todo o Estado de São Paulo, 23% dos 102.418 setores censitários foram concluídos. Outros 35,6% estão em andamento e 41,4% não foram iniciados.
Desde o dia 1º de agosto, quase 50 recenseadores estão visitando os mais de 35 mil domicílios jalesenses. Na região de Jales, os recenseadores estão distribuídos em 11 municípios. São 8 em Urânia, 3 em Paranapuã, 4 em Populina e 2 em Aspásia, Santa Salete, São Francisco, Vitória Brasil, Turmalina, Mesópolis e Dolcinópolis, cada. São no total, 84 pessoas ocupando diversos cargos.
O coordenador do IBGE em Jales, José Vitorino de Souza, disse em entrevista ao Jornal A Tribuna que a previsão era de que o serviço acabasse em três meses. “Acredito que mesmo com os atrasos na contratação das equipes, nós conseguiremos cumprir o cronograma, porque Jales é uma região plana, sem grandes aglomerados subnormais, que são as favelas, e sempre terminamos antes”.
Os resultados totais serão anunciados ao longo do ano que vem, mas Vitorino disse que alguns números preliminares extraídos de alguns municípios podem ser divulgados ainda neste ano.
REGIÃO
Em todo o Estado de São Paulo ainda há cinco municípios que sequer começaram o trabalho. Um deles, São João de Iracema, fica na região noroeste, próximo a Fernandópolis. Mas também fica na microrregião de Fernandópolis, o município onde o serviço está mais adiantado na região. Em Floreal, 83,3% dos 12 setores censitários foram concluídos, restando 16,7% onde o serviço já está em andamento.
Na região de Jales, Santana da Ponte Pensa e Marinópolis são as mais adiantas, com 71,4% do trabalho concluído. Na outra ponta, Dolcinópolis é a mais atrasada. Lá nenhum dos 12 setores foi concluído. Metade está em andamento e metade ainda não começou a ser visitado.
Em Araçatuba, 39,3% foram concluídos,41,3% estão em andamento e 19,4% não foram iniciados. Em São Joé do Rio Preto, 33,8% estão concluídos, 41% em andamento e 25,2% não foram iniciados. Votuporanga concluiu 36,7% do serviço e já iniciou em 47,6% dos setores, restando ainda 15,6% para começar. As equipes de Fernandópolis concluíram 42,2% e já iniciaram em 41,1%, restando 16,7% para iniciar.