Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

Casos de Covid despencam e Santa Casa desativa ala de síndromes gripais

Date:

O número de casos de Covid-19 em Jales caiu significativamente nas últimas semanas e chegou a zero na quinta-feira, 7 de abril, menor patamar desde o fim do ano passado. Contudo, desde o dia 22 de março, os casos positivos ficaram abaixo de dez. A vacinação e arrefecimento da variante omicron são apontados como fatores determinantes para a queda que vem sendo gradativa.
No dia anterior, houve apenas 18 notificações de casos suspeitos nas 24 horas anteriores. Os resultados dos exames atestaram 17 casos negativos e apenas 2 positivos.
Na terça-feira, 5 de abril, a Vigilância Epidemiológica registrou 13 notificações, 7 negativos, 2 descartados por critérios epidemiológicos e apenas um paciente de 46 anos recebeu resultado positivo.
Mesmo na segunda-feira, quando o Boletim Epidemiológico abrange os registros de todo o fim de semana, já que o balanço não é publicado no sábado e domingo, a Vigilância Epidemiológica registrou 31 notificações desde a publicação divulgada na sexta-feira, 1º. Entre os resultados de exames, 24 testaram negativo e 6 receberam resultados positivos.
O mesmo movimento de queda também foi verificado na ala para atendimento de pacientes com síndromes gripais da Santa Casa de Jales. O hospital é referência para 16 município da região e, eventualmente, recebe pacientes de outras regiões. A última vez que a ala recebeu um paciente foi no dia 28 de março, quando uma pessoa de Jales estava em tratamento na UTI.
Os leitos chegaram a ser desativados poucos dias antes do Natal do ano passado, diante da queda expressiva no número de casos. Mas uma explosão de casos causada pela variante omicron obrigou o Governo do Estado a contratar 20 leitos (5 de UTI) e 15 de enfermaria) que voltaram a funcionar no dia 29 de janeiro.
Sem pacientes internados no setor, o contrato pôde ser encerrado no dia 31 de março e a ala pôde ser desativada. “A estrutura física específica foi até dia 31de março e o Estado poderá sinalizar futuramente, em caso de novo aumento de casos”, confirmou o administrador do hospital, Rafael Carnaz Prado.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes, os casos que necessitarem de internação voltarão a ter como referência o Hospital de Base, de São José do Rio Preto, como chegou a acontecer entre o fim do ano passado e o começo deste.
As pessoas que sentirem os sintomas devem procurar o Covidário, que atende de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 17, e aos sábados e domingos das 7 às 11. Nos demais horários, a referência é a UPA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Vasos com terra também acumulam água, alerta Endemias

Estamos em pleno período crítico de proliferação do mosquito...

Inauguração da INEJAL, um marco para a saúde de Jales e região

Na quarta-feira, dia 20, foi inaugurada a INEJAL –...