Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Cartório Eleitoral reuniu presidentes de seção e passou instruções sobre eleições

Date:

O Cartório Eleitoral de Jales, comandado pela chefe Maria Carolina dos Santos, reuniu, na sexta-feira, 09, os 217 presidentes de seção que irão atuar nas eleições deste ano nos dez municípios vinculados à 152ª Zona Eleitoral, com o objetivo de repassar informações visando o bom andamento do pleito eleitoral. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Jales. Das 217 seções, pelo menos 205 se referem a seções de votação, enquanto as demais são seções de justificativas, informações, etc. 

O número de seções de votação – 205 – é um pouco maior que a quantidade de seções existentes nas eleições de 2012, quando as dez cidades da Zona Eleitoral de Jales contabilizavam 190 seções. Nestas eleições, as 217 seções estão distribuídas por 27 locais de votação, sendo que 14 desses locais pertencem ao município de Jales, que possui 108 seções. Além do presidente, cada uma das seções conta com um secretário e dois mesários, o que significa um total de 868 pessoas trabalhando nessas seções.

Segundo o funcionário do Cartório Eleitoral, João Edson Rubello, durante o encontro de sexta-feira, os presidentes de seções receberam orientações básicas sobre os procedimentos no dia da eleição. “Não é um serviço difícil, mas ele exige atenção e responsabilidade porque é muito sério”, garante João Edson. Ele disse também que cerca de 90% dos presidentes de seções já trabalharam em mais de uma eleição. “São pessoas com alguma experiência, mas, a nossa obrigação é explicar tudo detalhadamente, para que não restem dúvidas no dia da eleição”. 

Entre as orientações passadas aos presidentes de seção, estão as instruções sobre a instalação e operação da urna, a emissão da zerésima (comprovante que a urna nunca foi utilizada) e as principais funções dos mesários. Além disso, também foram passados alguns alertas básicos de como imprimir boletins, como tratar com eleitores de nomes semelhantes e de como se relacionar com os fiscais nomeados pelos partidos. De acordo com João Edson, os presidentes estão encarregados de repassar as orientações aos demais componentes de cada seção. 

Segundo levantamento do Cartório Eleitoral, nada menos que 63.962 eleitores estão aptos a votar nos dez municípios da Comarca, sendo que mais da metade deles – 37.680 – pertencem ao município sede – Jales.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...