Terça-feira, Novembro 26, 2024

Cartório Eleitoral de Jales já começou cadastramento biométrico de eleitores da Comarca

Date:

Os cerca de 65 mil eleitores dos dez municípios que estão vinculados ao Cartório Eleitoral de Jales já podem fazer o cadastramento biométrico iniciado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. No caso do Cartório de Jales – que foi um dos primeiros do Estado a iniciar o cadastramento biométrico – esse serviço já está disponível aos eleitores desde o dia 27 de agosto. Na quarta-feira, 9, pelo menos 34 pessoas foram atendidas no Cartório de Jales. “É um número razoável, até porque o Tribunal ainda não começou a divulgação institucional nas emissoras de rádio e TV, o que deverá acontecer em breve”, disse a chefe do Cartório, Dariyene Shiroma Vieira.

Ela disse, também, que, embora o cadastramento possa ser feito até 2018, o objetivo é adiantar os trabalhos para que não haja transtornos com filas na última hora. “Eu aconselharia as pessoas a não deixar para a última hora, pois o processo de cadastramento pode ser um pouco demorado. Ele inclui a utilização de aparelhos especiais para a coleta das digitais de todos os dedos das mãos e da assinatura digital, além de uma fotografia que é feita na hora. No nosso caso, o Tribunal mandou seis conjuntos de aparelhos, mas, por falta de espaço ainda não foram todos instalados”, explicou Dariyene.

A chefe do Cartório explicou, ainda, que o atendimento poderá ser agendado pela internet (www.tre-sp.jus.br) ou pelo telefone 148. Depois, é só ir ao Cartório na data marcada, levando os documentos necessários. “Por enquanto, nós estamos atendendo todos aqueles que procuram o Cartório, mesmo sem agendamento, mas vai chegar o dia em que, em virtude da capacidade diária limitada de atendimento, aqueles eleitores que fizerem o agendamento terão preferência”.

O cadastramento biométrico não será obrigatório para as próximas eleições municipais de 2016, quando o eleitor ainda poderá votar com seu título antigo, mas a meta do TSE é que todos os eleitores estejam cadastrados até 2018, quando, possivelmente, as eleições serão feitas já com a obrigatoriedade da identificação biométrica. Os eleitores que forem ao Cartório para solicitar o título pela primeira vez (alistamento eleitoral), ou para fazer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados, passarão pelo cadastramento biométrico. 

Além dos documentos exigidos normalmente (RG, CPF e comprovante de residência), os homens entre 18 e 45 anos que forem fazer o primeiro título terão que apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar. “No caso do comprovante de residência, ele deverá estar atualizado e, preferencialmente, no nome do eleitor. Outro detalhe é que aqueles eleitores que já possuem o título, deverão apresenta-lo juntamente com os demais documentos. Nesse caso, depois de feito o cadastramento, o título antigo ficará retido no Cartório”, ressaltou Dariyene. 

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Antes da entrada na cabine de votação, o mesário solicita que o eleitor posicione um dos seus dedos no leitor de um microterminal, antes de liberá-lo para votar na urna eletrônica. Nas eleições de 2014, eleitores de 15 municípios do Estado de São Paulo já utilizaram o sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...