Terça-feira, Novembro 26, 2024

Campanha para o Conselho Tutelar já começou oficialmente

Date:

A população de Jales não deve ficar assustada se, daqui a alguns dias, começar a encontrar “santinhos” de pessoas conhecidas da comunidade espalhados pelas ruas da cidade. Não se trata de uma nova eleição para prefeito ou vereador. Trata-se apenas da eleição para o Conselho Tutelar de Jales, que vai escolher os cinco conselheiros tutelares do município para o quadriênio 2016-2019 e os cinco suplentes. Opções não faltarão. Pelo menos 34 dos 37 candidatos que se inscreveram há cerca de um mês tiveram suas candidaturas confirmadas pela Comissão Eleitoral.

Uma das inscritas – Maria Rita Pignatari – desistiu da candidatura, enquanto os outros dois tiveram suas inscrições indeferidas, por falhas na documentação apresentada. Entre as candidaturas indeferidas está a do professor Antonio Valentim Baldan, que já foi conselheiro em outros tempos. Três dos atuais conselheiros – Marilene Antunes, Terezinha Scarin e João Batista Pereira, o João Bombeiro – estarão concorrendo mais uma vez. Os outros dois conselheiros – Jediel Zacarias e Irineu de Carvalho – decidiram não se candidatar à reeleição, uma vez que deverão disputar uma cadeira de vereador em 2016.

Além dos três conselheiros que estarão tentando a reeleição, pelo menos outros sete candidatos inscritos neste ano disputaram as eleições do Conselho em 2013. É o caso da advogada Cláudia Moreira Bardelotti, que obteve 386 votos e ficou em 9° lugar. Alírio Pozzobon conseguiu o 10° lugar em 2013, com 372 votos e foi seguido por Ederson Batista da Silva, o Edy Vermelho, que, com 339 votos foi o 11° colocado. Demétrio de Souza Pinto, que já foi até candidato a deputado, disputou um posto de conselheiro em 2013 e ficou em 16° lugar, com 262 votos. Logo atrás dele, em 12° lugar, ficou Márcio de Oliveira Cruz, o Juca, com 256 votos. Maria das Graças Matos e Marilda Rodrigues Carreteiro também vão testar o prestígio pela segunda vez. Em 2013, elas ficaram em 22° e 25° lugar, com 149 e 122 votos, respectivamente.

Conselho Tutelar realizará sua nona eleição

O Conselho Tutelar de Jales, criado na década de 90, foi o primeiro do estado de São Paulo e o segundo do Brasil, escolherá seus conselheiros pela nona vez. A primeira eleição foi realizada em 1992, quando 4.119 eleitores jalesenses compareceram às urnas. De lá para cá, o número de candidatos vem aumentando ano a ano, mas, em contrapartida, o número de eleitores vem diminuindo. Na penúltima eleição, em 2010, somente 2.894 eleitores se dispuseram a votar, enquanto na última eleição, em agosto de 2013, o número de eleitores caiu mais ainda, para apenas 2.723.

Segundo a secretária administrativa do Conselho Tutelar, Antonia Aparecida Gregório, a Toninha, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão responsável pelas eleições – deverá iniciar uma campanha nos próximos dias com o objetivo de estimular os jalesenses a comparecer às urnas no dia das eleições, marcadas para o dia 04 de outubro. “O nosso sonho de consumo é chegar pelo menos aos 4.000 eleitores, mas sabemos que vai ser difícil. A eleição para o Conselho Tutelar não tem nada a ver com os problemas do país ou da cidade, mas a situação política acaba desestimulando os eleitores a comparecer às urnas”, diz Toninha. 

Na terça-feira, 11, a Comissão Eleitoral e os candidatos inscritos reuniram-se para o sorteio dos números de cada um deles e para definir algumas regras para a campanha. “A confecção dos santinhos, por exemplo, fica por conta dos candidatos, mas na reunião nós definimos o tamanho e o que pode ser colocado na propaganda. Além disso, a quantidade de santinhos também será limitada, a fim de que não haja abuso do poder econômico e os candidatos possam disputar em condições de igualdade”, esclareceu Toninha. Ela disse, também, que os candidatos receberam orientação quanto à distribuição dos santinhos. “A nossa orientação é para que os candidatos não joguem os santinhos na rua, pois isso emporcalha não apenas as ruas, mas também a imagem do candidato”, finalizou Toninha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Sofá, banco de carro, pneu, roupa e até panelas. Prefeitura encontra de tudo nos bueiros

Preocupada com o grande volume de chuva que caiu...

Apenas 5,6% da população jalesense vive na zona rural, diz IBGE

Dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 na semana passada,...

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...