A campanha de vacinação contra a Influenza – que inclui o vírus H1N1, da gripe suína – iniciada no dia 30 de abril, com o chamado “Dia D”, chegou ao fim na terça-feira, 31 de maio, com a aplicação, nesse período, de 10.880 doses em Jales. O número de pessoas vacinadas representa 90,86% do público alvo, segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Rachieli. Em princípio, o público alvo, que inclui idosos, crianças de 06 meses a 05 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores da Saúde, estava estimado em 12.185 pessoas, com base em dados do IBGE, mas o último levantamento da Secretaria de Saúde calculou esse público em 11.974 pessoas.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a meta da campanha, em Jales, era vacinar pelo menos 85% dos grupos prioritários. No ano passado, a campanha de vacinação contra o H1N1 atingiu 79% da meta. As notícias sobre vítimas fatais do vírus na região contribuíram para que mais pessoas procurassem os postos de vacinação neste ano. Renata explicou que, apesar do final da campanha, a vacinação continua até pelo menos o próximo dia 08. “Se nós tivermos vacina, vamos continuar imunizando as pessoas que nos procurarem até o dia 8, desde que essas pessoas estejam nos grupos prioritários. Depois do dia 08, vamos começar a aplicar a segunda dose nas crianças de 05 meses a seis anos”, explicou Renata.
Vacinação de gestantes ficou abaixo da meta
Entre o público alvo da vacinação, o grupo prioritário das “Gestantes” foi o que atingiu o menor percentual. Apenas 243 gestantes foram vacinadas durante a campanha, o que representa 60,45% da meta, que era de imunizar pelo menos 402 gestantes. “Esse percentual já era esperado, uma vez que as gestantes, normalmente, vem sendo acompanhadas durante a gravidez e boa parte delas já tinha tomado a vacina”, explicou a secretária Patrícia Albarello. Já o grupo que mais ajudou a superar a meta foi o dos “Trabalhadores de Saúde”. Calculava-se vacinar 1.744 pessoas desse grupo, mas, ao final, foram vacinadas 1.904 pessoas, o que significa um percentual de 109,17%.
Outro grupo prioritário que ajudou a superar a meta total, foi o dos “Idosos” com mais de 60 anos. Durante a campanha, foram vacinados 6.956 idosos, ou 92,46% do público alvo de grupo, que era de 7.523 idosos. As estatísticas da campanha mostram, também, que 1.733 crianças foram imunizadas, o que representa 77,40% da meta estimada de vacinar 2.239 crianças. Por fim, o grupo das “Puérperas” (mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias), que alcançou 81,82% da meta. A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 54 puérperas vacinadas, de um total estimado de 66.
Segunda dose em crianças começa a ser aplicada na quinta-feira
As 1.733 crianças jalesenses que tomaram a primeira dose da vacina contra o vírus H1N1 poderão começar a tomar a segunda dose na quinta-feira, 09, quando a Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando as vacinas nas unidades do programa ESF e no Núcleo Central de Saúde. Apenas as crianças que tomaram a primeira dose serão vacinadas nessa segunda etapa. Os pais ou responsáveis deverão apresentar o cartão de vacinação da criança, que comprove a aplicação da primeira dose. A segunda dose só pode ser aplicada 30 dias após a aplicação da primeira.