Faltando pouco mais de 7 meses para o Natal, uma reunião realizada no dia 3 de maio, marcou o início das ações voltadas para a confecção dos enfeites e adereços que vão compor a Decoração Natalina em ruas, avenidas e praças centrais da cidade no final do ano. Representantes da Câmara Municipal de Jales anunciaram que o saldo de recursos repassados anualmente pela Prefeitura para o Legislativo que normalmente é devolvido ao Executivo no final de cada ano e, que será investido no projeto, só será repassado no mês de dezembro em função do período eleitoral.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Ademir Balero Molina, do presidente e da secretária executiva da ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jales, Carlos Roberto Altimari (Carlinhos) e Maria Perpétua Osório, do secretário de Fazenda, Planejamento e Trânsito, José Magalhães Rocha, do diretor de divisão de finanças da Câmara, Luiz Antonio Abra e do assessor jurídico da Casa de Leis, José Antônio Martins Oliveira.
Abra informou que para respeitar a legislação e o período eleitoral, os recursos serão devolvidos somente no final do ano. O fato evitaria prejudicar o prefeito municipal Pedro Callado e o presidente da Câmara, Nivaldo Batista Oliveira, o Tiquinho, que poderão concorrer nas eleições. De acordo com o secretário Ademir Molina, o valor ainda não foi definido. “Só sabemos que não será o mesmo valor repassado em 2015, que chegou a R$ 110 mil. Pode ser que seja metade disso. O fato é que vamos melhorar a decoração que utilizamos o ano passado para atrair a visita dos jalesenses e de moradores da região que vem para Jales e gastam no nosso comércio”.
Em 2015, Carlinhos Altimari solicitou ao prefeito e ao secretário Magalhães o projeto de decoração natalina e sugeriu a participação da Câmara, da SABESP e demais entidades e clubes de serviços. Magalhães acatou a sugestão e pediu a colaboração dos vereadores, que de imediato foi atendida.
O projeto da decoração que deverá ser executado pela Prefeitura, junto com a ACIJ e os demais apoiadores, foi elaborado pela presidente da Associação dos Artesãos de Jales, Lucilene Fiochi no ano passado. Segundo Molina, as peças serão reutilizadas, reformadas e receberão reforços. “Teremos muitos enfeites, adereços, luzes e os tradicionais shows que atraem muita gente para a praça. Logo vamos marcar novas reuniões com a Acij para definirmos cronogramas e datas, com a Associação dos Artesãos e também com emissoras de rádios que sempre são grandes parceiros do projeto”.
O presidente da ACIJ ressaltou que é gratificante ver os poderes públicos trabalhando juntos, fazendo renascer a esperança de que Jales terá uma decoração natalina digna e atrativa. “Nós temos a obrigação de fazer uma boa decoração de fim de ano, pois só assim estaremos prestigiando o nosso comércio, evitando que os consumidores passem a comprar em outras cidades nessa época”, afirmou Carlinhos.