Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Callado deve ser o novo Procurador-Geral do Município no governo Flá

Date:

Assim que deixar o cargo de prefeito de Jales no dia 31 de dezembro, Pedro Manoel Callado Moraes não deve descansar nem mesmo por um dia. Ao que tudo indica, o juiz aposentado que assumiu a cadeira do chefe do Poder Executivo em 17 de fevereiro de 2015, após a cassação da ex-prefeita Nice Mistilides, deve ser nomeado procurador-geral do Município pelo prefeito eleito Flávio Prandi Franco, o Flá.

Fonte do jornal A Tribuna garantiu que o atual prefeito aceitou o convite de Flá. A Procuradoria Geral do Município tem por atribuições coordenar, controlar e delinear a orientação jurídica a ser seguida pelo Poder Executivo; desenvolver atividades de consultoria e assessoramento jurídicos; representar o Município judicial e extrajudicialmente, recebendo as citações, intimações e notificações judiciais dirigidas contra a Prefeitura ou o Município; elaborar defesas e prestar informações ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado; defender em juízo os interesses da Administração;  realizar cobrança judicial da dívida ativa; prestar informações ao Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil do Estado e Departamento de Polícia Federal.

Pedro Callado é formado em direito, foi professor de Direito Civil na Universidade Camilo Castelo Branco e juiz de direito em Jales durante 25 anos. A brilhante carreira de Callado decorre não apenas do fato de ter sido um juiz acessível aos jurisdicionados e aos advogados, mas também por ter sido um equilibrado distribuidor da mais plena justiça.

Como procurador-geral do Município, um dos cargos mais importantes na Prefeitura, Callado vai se juntar a outros cinco procuradores jurídicos concursados da Prefeitura: Benedito Dias da Silva Filho, atual procurador-geral, Jacob Modolo Zanoni Junior, Karina Jorge de Oliveira Sposo, André Domingues Sanches Pereira e João Luiz do Socorro Lima. O procurador Márcio Arjol Domingues vai se afastar para assumir o cargo de prefeito em Urânia, onde foi eleito com 50,86% dos votos.

Dr. Izaias Barbosa de Lima

Antes de ser ocupado por benedito Dias da Silva e André Domingues Sanches Pereira, durante a administração Nice/Callado, o cargo de procurador-geral do Município foi ocupado, durante 16 anos, pelo advogado Izaias Barbosa de Lima Filho, que fez história naquele setor da Prefeitura.

Doutor Izaias, como era chamado pelos servidores do Paço Municipal, assumiu o cargo de procurador-geral no início do governo Rato e, graças à sua competência, sobreviveu ao conturbado governo Guisso-Caparroz-Hilário, quando  chegou a ocupar o posto de prefeito por um dia. Ocupou o cargo também durante os oito anos de mandato do prefeito Humberto Parini. Durante a maior parte dos 16 anos em que foi procurador-geral, doutor Izaias tinha o auxílio de apenas dois outros procuradores jurídicos para ajudá-lo na defesa das causas da municipalidade. 

Sob o comando do doutor Izaias, a Procuradoria Geral consolidou-se como um dos setores mais competentes e responsáveis da Prefeitura. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...

Às vésperas da eleição, Luis Henrique amplia a vantagem sobre Penariol

A mais recente pesquisa divulgada pelo SBT Interior nesta...